Esta comunidade que surgiu no TikTok e já se espalhou por todo o mundo, é constituída por grupos de amantes da leitura que, através de vídeos curtos, partilham recomendações e opiniões literárias. Para fazer parte deste mundo basta usar a hastag #Booktok.
Este fenómeno começou a crescer e a desenvolver-se durante a
pandemia e, nos últimos anos, tem revolucionado o consumo e o mercado da
leitura nos quatro cantos do mundo. A hashtag que deu origem ao movimento, tem
hoje mais de 150 mil milhões de visualizações.
O conteúdo do BookTok começou por ser constituído maioritariamente
por recomendações ou opiniões sobre livros, mas atualmente não se resume apenas
a esta questão. Os participantes da comunidade partilham dicas de como ler mais
rapidamente, de acessórios complementares à leitura que a podem tornar mais
prazerosa e até dicas de como organizar as estantes.
A influência e o impacto deste movimento é, de tal forma
severa, que o Marketing Literário e o volume de vendas dependem e refletem em
grande medida as preferências do BookTok. Isto é bastante evidente, uma vez que
as editoras e os próprios autores usam esta rede social como uma das principais
plataformas para promover os seus livros, por exemplo, enviando cópias
gratuitas a determinados criadores de conteúdos na expectativa de que estes
façam uma avaliação positiva.
Um exemplo desta influência, é o livro “A Cicatriz” de Maria
Francisca Gama. Esta autora portuguesa usou as suas redes sociais,
principalmente o TikTok, para promover o seu livro. E conseguiu atingir o seu
objetivo. Tanto os vídeos da própria autora como de outros criadores
viralizaram e em, menos de um ano, foi lançada a 8ª edição do seu segundo
livro.
O BookTok levou ainda à criação de mais grupos ou comunidades mais pequenas que se reúnem fora do mundo do TikTok, os chamados ‘Clubes do Livro’ ou ‘Clubes de Leitura’. Estes são grupos mais restritos, criados por uma ou mais pessoas, que desenvolvem um conjunto de regras e que tem como objetivo criar dinâmicas relacionadas com a leitura, como todos lerem o mesmo livro no mesmo espaço de tempo, ou até marcarem encontros pessoalmente para ler em conjunto ou discutir uma leitura.
O Booktok tem assim um papel fundamental
na constituição destas pequenas comunidades, uma vez que permite que estas fiquem
conhecidas por mais gente que partilha dos mesmos gostos. O “Book Gang” criado
pela autora Helena Magalhães é um bom exemplo de um clube de leitura português
desenvolvido através do meio digital.
Por fim, o BookTok revolucionou de tal forma este mercado,
que o hábito da leitura entre os mais jovens aumentou. Além disso, o fenómeno
saiu da bolha das redes sociais, tendo já chegado às livrarias onde, em todas
elas, existem secções dedicadas aos bestsellers ou às recomendações do que
viralizam nesta comunidade.
Este caso demonstra, de forma clara, o impacto que o digital pode ter não só numa indústria ou mercado, mas também na cultura e nos hábitos de uma sociedade.
Fontes:
https://exame.com/pop/o-que-e-booktok-fenomeno-do-tiktok-que-incentiva-a-leitura/
https://www.publico.pt/2024/02/12/opiniao/opiniao/bemvindo-booktok-2080132
https://comum.rcaap.pt/entities/publication/c5ae83e2-be16-43f6-8dd6-8a9e48299f80
Helena, achei o teu artigo super interessante. Este exemplo demonstra bem que as redes sociais podem ser utilizadas para o bem da sociedade e não só para o consumismo e popularismo. Apesar de haver um fim económico ligado à leitura de livros, o facto de implicar um aumento de leitores de livros, esta comunidade digital, definitivamente trouxe aspetos positivos à geração jovem dos nossos dias.
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