domingo, 28 de março de 2010

Web 3.0

Ao longo das aulas temos vindo a falar da Web 2.0 e na importância que esta actualmente assume na vida dos/as internautas.

Mas a Web 3.0 já está aí!!

A Web 3.0 ou web semântica serve-se de software que vai "aprendendo" com o conteúdo que apanha na Internet, que analisa a popularidade desse conteúdo e chega a conclusões. A Web 3.0 será capaz de refinar os termos da pesquisa sozinha. Aproximamo-nos aqui de uma "inteligência artificial".

Um exemplo prático:
Quero ir jantar fora. Com a Web 2.0, faço uma pesquisa na qual consigo ver uma lista de restaurantes. Todavia, essa lista não me indica quais estarão abertos nesse dia ou se essa comida me agradará. A Web 3.0 facilitará esta tarefa, já me dirá exactamente onde é que posso ir comer, sabendo de antemão qual a minha localização geográfica, qual a hora que me é mais conveniente e quais as minhas preferências gastronómicas.

A Web 3.0 dá ao/à utilizador/a aquilo que este/a realmente pretende, já que os motores de busca não se limitarão a apresentar os dados dispersos que recolhe da Internet, mas sim analisar essa informação e apresentar respostas concretas.

1 comentário:

  1. Este blog de facto é fantástico. Podemos percorrer vezes sem conta os conteúdos e os comentários e de todas as vezes que o fazemos é possível encontrar sempre algo de novo.

    Hoje através do link para o jornal público, li com bastante espanto e ao mesmo tempo curisosidade o que poderão ser os novos caminhos da Web. Algo que alguns anos atrás até poderia pensar não passar de ficção cientifica. E agora pouco falta para que esteja à distência de apenas um click.

    Fantástico "Admiravél Mundo Novo".

    Dina

    ResponderEliminar