quinta-feira, 1 de abril de 2010

Até o marketing na internet já é alvo de mitos!

Até o marketing na internet já é alvo de mitos! Aproveito para vos deixar aqui um artigo sobre esses mitos.


Os 3 Mitos do Internet Marketing


(Ou como a falta de conhecimento ou conservadorismo de gestão podem retirar às PME´s a sua vantagem competitiva)

No início dos anos 70, quando o fax foi introduzido no mundo dos negócios, muitas PME´s demoraram a adoptar esta tecnologia.
Razões? O equipamento era caro, pouco cómodo e mesmo difícil de utilizar e até ocupava a linha telefónica. Mas, mais importante: significava uma mudança na forma de actuar.

As evidentes vantagens na produtividade, na condução de acções de Marketing, o facto de o equipamento se pagar a si próprio com rapidez, não foram logo percebidas e os empresários levaram o seu tempo a convencer-se destes benefícios.

Mas o que tem a máquina de fax a ver com o Internet Marketing?
MUITO!
Apesar de todos os estudos que provam a sua eficácia, o Internet Marketing tem sido utilizado no Mundo, sobretudo pelas maiores empresas. Para muitas PME´s o Web Marketing é como a velha máquina de fax.
Só que, ignorar hoje as vantagens do Web Marketing custa muito mais às empresas em desperdício de ganhos, do que custou manter o velho correio postal em vez do fax.

Para perceber porquê muitas PME´s se mantêm ainda tão relutantes em investir em Soluções de Internet Marketing (“IMS – Internet Marketing Solutions) a WSI conduziu com a “Research International” uma pesquisa em várias zonas do Mundo Ocidental.
Concluiu-se que, independentemente da sua localização geográfica, os donos das PME´s têm uma ideia errada, ou nenhuma ideia, do que é e do que pode fazer o Marketing na Internet pelo seu negócio.

1º MITO: “O meu negócio não precisa de Internet Marketing”

Foi generalizada a falta de percepção da necessidade do I.M. mas não houve nenhum Pequeno ou Médio Empresário bem sucedido que negasse a necessidade de dar a conhecer o seu negócio.
Actualmente os grandes motores de busca na Internet, como o Google ou o Yahoo, têm muitos milhares de categorias de negócios nos seus directórios: desde o comércio tradicional, aos serviços especializados, às diferentes áreas de produção, até aos muito pequenos negócios.
A realidade hoje é que quem tem um produto ou serviço para vender, deve perceber que os seus potenciais Clientes vão procurá-lo online, ou seja, na Internet. Por isso, o grande objectivo das PME´s é serem encontradas por quem quer que seja que precise de adquirir o seu produto ou serviço.


2º MITO: “O Internet Marketing é muito caro”

Naturalmente todos os Pequenos e Médios Empresários são muito sensíveis aos custos; mas é um equívoco pensar que o I.M. é caro.
De facto as Soluções de Internet Marketing são muito mais “cost effective”, (ou seja económicas em termos dos benefícios reais produzidos pelo dinheiro aplicado) do que os meios tradicionais conhecidos pelos Pequenos e Médios Empresários para dar a conhecer o seu negócio. Por exemplo, um pequeno anúncio em directórios telefónicos, como páginas amarelas, pode custar várias centenas de euros por ano, e não garante que atrai para a PME anunciante quaisquer contactos, muito menos os de potenciais Clientes, ou seja o contacto apenas de quem necessita dos produtos ou serviços que a PME anuncia.
Com um orçamento até menor, uma campanha de Marketing online num motor de busca (Google, Yahoo, outro...) só atrai para o site da empresa as entidades interessadas nos seus produtos ou serviços, ou seja, impacta quase exclusivamente o mercado alvo da empresa.
As tradicionais acções de Marketing Directo ou anúncios nos “media” são substituídos com menor custo e mais eficácia por campanhas de “e-mail Marketing” ou “ofertas” online que atraem o segmento de mercado que é o alvo do negócio da empresa, e não quem o não é.
E como as ferramentas de Internet Marketing são disponibilizadas com muito mais rapidez que os meios publicitários tradicionais, as PME´s ficam habilitadas a responder mais depressa a quaisquer alterações do mercado.

3º MITO: “As empresas de Internet não são confiáveis; nunca sei em quem acreditar”

Mesmo para as PME´s que percebem as vantagens do Internet Marketing, a questão de quem escolher para fornecedor é muitas vezes uma dificuldade para avançar.
Então para as PME´s não familiarizadas com as vantagens do Web Marketing, a escolha de um fornecedor confiável pode ser mesmo assustadora. Mas vale a pena o esforço, porque o receio de fazer a escolha errada de fornecedor leva muitas vezes a desistir o que coloca estas PME´s fora das actuais potencialidades do mercado.
Qual a melhor atitude a tomar? Escolher o seu fornecedor de Soluções de Internet Marketing como escolhe qualquer outro fornecedor de serviços especializados: pergunte, peça opinião de amigos, ou mesmo só conhecidos; não decida baseado apenas no preço, porque muitas vezes as propostas são boas demais para ser verdade; informe-se sobre a experiência dos fornecedores que está a avaliar, visite os seus sites; veja há quanto tempo estão no negócio de Internet Marketing; obtenha testemunhos de Clientes desses fornecedores; não esqueça que qualquer empresa com reputação está disponível para partilhar consigo todas estas informações…
O importante é que os donos/gestores das PME´s sejam proactivos não deixem que antigas formas de pensar o negócio os levem a sufocar a sua capacidade de crescimento.
As PME´s que continuam a ignorar as oportunidades do Internet Marketing arriscam-se a ficar para trás dos seus concorrentes que já ultrapassaram estes três mitos e descobriram que, muitas vezes, mudar a forma como as coisas são feitas é uma escolha muito rentável.

Fonte: http://www.internet-wsi.com/dynamicdata/mitosinternetmarketing.asp

1 comentário:

  1. A propósito das oportunidades existentes na Internet para PMEs, gostaria de referir o exemplo de um caso oriundo da China.
    Para além do Tabao referido pela Sarah num post anterior, construído à semelhança do americano e-Bay, é também interessante o exemplo do Alibaba.com (sim, o dos 40 ladrões).
    A história do Alibaba - uma plataforma electrónica de negócios que reúne PMEs chinesas diponíveis para fabricar tudo o que se possa imaginar - é, em si, uma lição de empreendedorismo. Nesta "fábrica virtual" é possível recorrer à competitividade da indústria chinesa, podendo encontrar PMEs disponíveis para fabricar produtos de acordo com as especificações dos seus clientes, sendo possível encomendar volumes que vão desde as poucas unidades às centenas de milhar. Como é referido a propósito do 1º MITO, "A realidade hoje é que quem tem um produto ou serviço para vender, deve perceber que os seus potenciais Clientes vão procurá-lo online, ou seja, na Internet. Por isso, o grande objectivo das PME´s é serem encontradas por quem quer que seja que precise de adquirir o seu produto ou serviço.". E nesta plataforma podem ser encontradas 35 milhões delas de forma organizada.

    Em apenas 10 anos, esta iniciativa tornou-se a maior plataforma mundial de comércio electrónico entre empresas (B2B). Hoje tem escritórios em 50 cidades, empregando cerca de 17000 trabalhadores. Em 2005, a Yahoo adquiriu 40% da empresa.
    Jack Ma, um professor de inglês a viver na China e seu fundador, foi considerado em 2009 pela revista Times uma das 100 pessoas mais influentes do Mundo. Jack Ma defende que 70% da inovação mundial é criada por PMEs e que a sua missão é ajudá-las a tornarem-se rentáveis.

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