domingo, 9 de maio de 2010

AVAAZ.ORG - o mundo em acção

A Avazz, que significa VOZ em diferentes línguas, é uma rede de mobilização global que tem como objectivo pôr fim ao "gap" entre o mundo que temos e o mundo que queremos.

As novas tecnologias permitem que pessoas de todo o mundo se mobilizem por causas, promovendo um novo modelo de democracia participativa e dando uma nova voz para a política internacional (que antes era inacessível para a população).

A Avaaz tornou-se uma comunidade de todas as nações, culturas e idades, que reflecte a preocupação com o mundo e aquilo que desejamos fazer para um mundo melhor.

Esta rede baseia-se na lista de e-mail, que permite a quem a subscreve receber alertas (em 14 línguas diferentes) sobre campanhas e mobilizar-se para participar numa acção global organizada sobre determinado assunto.

Em apenas 3 anos, esta comunidade reuniu 4,5 milhões de membros e começou a ter algum impacto nas políticas globais. A revista "The Economist" refere que esta comunidade tem o poder de "um alerta ensurdecedor para despertar líderes mundiais, "The Indian Express" anunciou as boas-vindas "para a maior rede de mobilização online do mundo" e Al Gore (vencedor do Prémio Nobel da Paz" mencionou que "a Avaaz é inspiradora e já começou a fazer a diferença".

Este é um bom exemplo de como comunidades online podem ter um impacto significativo na intervenção para a mudança a nível internacional, onde não há fronteiras para a participação.


3 comentários:

  1. Dentro do mesmo espírito, a Amnistia Internacional criou a rede social Tirannybook, uma espécie de Facebook ou Twitter, para seguir os líderes mais tiranos e desrespeitadores dos direitos humanos. Tudo o que disserem ou fizerem podem seguir directamente para o Tyrannybook.

    Na prática, o seu funcionamento é semelhante ao do Twitter: a rede social disponibiliza um sistema de seguidores em que os utilizadores podem actualizar-se com as faltas de humanismo dos líderes. Além disso, os utilizadores podem mesmo tornar-se aliados (uns dos outros) para trocar opiniões e discutir temas.

    Da lista do Tyrannybook fazem parte nomes como Robert Mugabe (Zimbabué), Radovan Karadzic (Sérvia)e Mahmud Ahmadinejad (Irão)

    Isto numa altura em que Hugo Chavez (Venezuela) segue já com 281724 seguidores no Twitter, desde que abriu a sua conta @chavezcadanga na semana passada...

    ResponderEliminar
  2. No Brasil, o Avaaz apoiou o projecto "Ficha Limpa", que impede candidaturas ao governo de pessoas que tiverem sido condenadas pela Justiça em decisão colegiada, que praticarem crimes de corrupção, abuso de poder econômico, homicídio e tráfico de drogas. E, estabelece em oito anos o tempo em que o político fica impedido de se candidatar quando for condenado por crimes eleitorais, hediondos, contra o meio ambiente, racismo e outros.

    Eu participei da petição, que foi aprovada ontem pela câmara dos deputados. E, enquanto escrevia este comentário recebi um e-mail da equipa Avaaz falando sobre a vitória dos brasileiros.
    Segue parte do e-mail.

    "Quando a Ficha Limpa foi apresentada, muitos acreditavam que ela nunca iria passar. Até o presidente da Câmara, Michel Temer, disse diversas vezes que não acreditava que existia apoio político o suficiente para aprovar o projeto de lei.

    No entanto, eles não esperavam a maior campanha online na história do Brasil. Com milhões de assinaturas, milhares de mensagens enviadas e de ligações feitas - nós tornamos o impossível possível, tomando controle de nossa democracia. Nós trouxemos de volta o poder político para as mãos da população."E só estamos começando. Meio milhão de brasileiros estão recebendo este alerta. Juntos podemos nos tornar uma grande força para gerar mudanças políticas e sociais em nosso país e no mundo. Clique no link abaixo para participar de um chat ao vivo e parabenizar outros membros desta comunidade incrível, além de compartilhar idéias do que devemos fazer no futuro:

    http://www.avaaz.org/po/vitoria_ficha_limpa/?vl

    A Ficha Limpa ainda não é lei. Ela ainda precisa passar pelo senado e depois receber a sanção presidencial- talvez vamos precisar agir novamente nas próximas semanas, mantendo a pressão para garantir que a Ficha Limpa não seja enfraquecida ou mudada.

    Mais de 550.000 pessoas se mobilizaram através da Avaaz. Nós nos tornamos a maior rede virtual de engajamento político na história do Brasil, e parte do maior movimento global online do mundo.

    Nós vimos que trabalhando junto nosso poder é fenomenal - juntos nós podemos começar a construir o Brasil, e o mundo, com que sonhamos. Clique aqui para se juntar ao chat ao vivo e conhecer essa comunidade incrível, que fez o Ficha Limpa acontecer."

    O poder das redes on-line, mobilizou milhares de brasileiros na web, para lutar por um projecto de melhoria na política do meu país.. :-) E não é que resultou!! :-)

    ResponderEliminar
  3. Concordo que é sem dúvida um excelente exemplo de comunidades on-line, no meu ponto de vista pelo seu carácter magnificente e pela sua consequente repercussão. Importa ressaltar o marketing tribal implícito, pois sem o sentimento de pertença e associação por esta causa nobre, os resultados poderiam não tão significativos. Acho mesmo que deveriam existir mais iniciativas como estas,dando mais voz activa aos utilizadores.

    ResponderEliminar