segunda-feira, 28 de junho de 2010

Ambiente virtual para plataformas de e-learning

A Universidade Aberta é uma instituição pública dedicada ao ensino à distância, criada em 1988 e já licenciou mais 8000 alunos, 1100 mestres e 90 Doutores, e tem 15 licenciaturas e 19 mestrados.

A missão fundamental é formar estudantes que, por várias razões, não puderam, no seu tempo próprio, iniciar ou prosseguir estudos universitários. É a universidade pioneira no Ensino Superior à Distância em Portugal, e tornou-se na primeira e única universidade (pública) em Portugal a leccionar todas as licenciaturas e mestrados pela Internet, em regime de e-learning, Todos os cursos de licenciatura e mestrado da UAb estão adequados ao Processo de Bolonha.

A universidade aberta usa tecnologias web 2.0 e faz as suas simulações com o apoio da "second life" e aproveita as redes sociais para dinamizar e promover a Universidade.

A distância poderia provocar falta de socialização mas a UAb promove a interacção entre estudantes e docentes, este modelo está fortemente centrado no estudante, enquanto indivíduo activo e construtor do seu conhecimento.

A UAb sabe que o ensino online exige competências específicas por parte do estudante, pelo que todos os programas de formação certificados pela UAb incluem um módulo prévio, de frequência gratuita, de forma a ser dada as competências essenciais para a frequência e sucesso na formação que se inscrevem.

A universidade aberta é mais um exemplo de um tipo negócio que apareceu com a Internet e adequada ao nosso actual ritmo de vida, já que nos permite adequar o ensino às nossas possibilidades, quer de tempo como de deslocação.

Como comentário ao Post "Educação à Distância” e “E-learning” são termos que têm causado alguma inquietação para as gerações actuais", a inquietação só é causada pela nossa resistência à mudança. Mas para termos sucesso neste tipo de ensino temos que ser proactivos e ter as metas bem definidas.

Sem comentários:

Enviar um comentário