terça-feira, 29 de junho de 2010

Endereços da Internet esgotados a 9 de Setembro de 2011


De quatro mil milhões, restam apenas 300 milhões de endereços de Internet disponíveis em IPv4. No dia 9 de Setembro de 2011 serão entregues os últimos endereços neste protocolo. Até lá, segue o racionamento.

De acordo com especialistas contactados pela BBC, os últimos endereços registados no Protocolo de Internet versão 4 (IPv4) deverão ser atribuídos dentro de 18 meses, prevendo-se que todos os endereços estejam em uso em Abril de 2012, consumando a esgotamento dos endereços electrónicos à escala mundial - pelo menos no que toca à norma IPv4.

A estimativas têm por base os volumes de endereços solicitados/atribuídos nos últimos tempos.

O crescente número de dispositivos que se conectam à Internet é o principal motivo do alarme agora lançado: "Há 10 anos dizíamos que isto iria acontecer no futuro. Agora andamos todos de iPhone no bolsos e já estamos nesse futuro", Axel Pawlik, director da Ripe NCC, entidade que gere a atribuição de endereços da Net na Europa.

Repetidamente, representantes da indústria tecnológica têm alertado para a necessidade de migrar para o Protocolo de Internet versão 6 (IPv6), mas a verdade é que os operadores de acesso à Net (ISP), que têm um papel fulcral nesta evolução, tardam em aderir à nova norma... devido aos atrasos provocados na comunicação entre dispositivos que usam dois protocolos diferentes.

Fonte: Exame Informática

Sem comentários:

Enviar um comentário