segunda-feira, 28 de junho de 2010

Livraria 2.0

Depois de já ter sido apresentado neste blogue a Cinemateca 2.o "The Auteurs", onde é possível aceder a uma vasta lista de filmes de forma gratuita ou a um preço irrisório, venho agora apresentar-vos outra plataforma on-line, mas agora para livros, o Projecto Gutenberg (http://www.gutenberg.org/). O Projecto Gutenberg é um dos mais antigos nesta área e funciona numa lógica peer-to-peer.

A oferta de livros digitais multiplataforma (PC, telemóvel, leitores digitais) está a crescer e a permitir a quem gosta de ler e não se importa de o fazer sem tocar no papel, experimentar a versão digital, num misto de ofertas gratuitas e pagas. A Kindle Store, com 540 mil títulos disponíveis nos EUA e 400 mil na Europa, promete estar para os livros como o iTunes para a música. E apesar de ter começado por estar dirigida apenas a leitores da marca, começa agora a disponibilizar versões gratuitas de software para diversos tipos de dispositivos, desde o PC ao iPhone, estando em breve previsto também para smatphones com Android.

Suportado por voluntários, o Projecto Gutenberg, apesar de mais discreto, é também uma peça fundamental na oferta de livros digitais. O projecto oferece exclusivamente conteúdos de acesso gratuito, numa lógica de chegar a tantos dispositivos e plataformas quanto possível. A par da oferta directamente proporcionada pelos voluntários Gutenberg, quem passa pelo site pode ser remetido - se aceitar a proposta - para um conjunto de moradas de parceiros do projecto, com mais ofertas de livros gratuitos ou de baixo custo. O Gutenberg tem versão em português e cerca de 30 mil obras disponíveis.

Depois das editoras musicais, a revolução parece estar a chegar às editoras livreiras, colocando os autores em contacto directo com o seu público e dispensando intermediários.
O autor de "Free", Chris Anderson, disponibilizou o seu livro gratuitamente e, para 1 milhão de downloads da obra, registaram-se 250 mil livros comprados. Uma minoria de 20% acaba por financiar a maioria de 80%. "Ao difundir as minhas ideias de forma gratuita, ganho celebridade. Reputação que converto depois em dinheiro", afirma o autor. Desde 2005, também Paulo Coelho é um dos autores best seller que tem navegado a nova onda, incentivando o download gratuito dos seus livros no seu blogue "Pirata Coelho", acreditando que partilhar conteúdos gratuitamente estimula a compra, e não o contrário.
Um modelo de negócio cada vez mais adoptado pela indústria de conteúdos: oferecer abundância e vender escassez. A quem preferirá sempre um exemplar físico do livro, mesmo que tenha que pagar por isso. Já que, conforme afirmado pela Porto Editora na Service Meeting, ao contrário dos músicos, os autores de livros não fazem concertos nem vendem t-shirts...até ver...:)
Outras opções on-line para descarregar livros electrónicos - Google Books, eBooks, Feedbooks, Manybooks

4 comentários:

  1. Sem dúvida um modelo interessantíssimo, quer de negócio, quer de utilização fiel e profícua da World Wide Web.
    Reparemos, então, que na construção e contextualização deste tipo de “comunidade virtual” ninguém sai prejudicado: os clientes usufruem de um produto gratuitamente ou a um preço bastante mais acessível; os Autores e as Editoras ganham notoriedade, respeito e (possíveis) fidelizações por parte dos clientes; os “voluntários” que tornam esta realidade virtual possível obterão algum lucro com os tais “preços irrisórios” e poderão, futuramente, fomentar as particularidades do seu negócio, aumentando os seus proveitos.
    Claro que esta noção de “Utopia Informática”, muitas vezes, peca por ser mera ilusão, isto porque, não nos podemos esquecer, que mesmo com mecanismos que poderão capacitar o Ser Humano de um espírito mais comunitário e respeitador, existirão sempre alguns que se aproveitarão disso mesmo (principais intervenientes, inclusive); ou mesmo a questão de se poupar papel, ajudando-se o Ambiente, por exemplo, que nos faz esquecer que com a energia consumida exageradamente (equipamentos electrónicos) este, também, sai bastante prejudicado, pelo menos, por agora; de qualquer forma, isto não é nada que já não se passe no Mundo Real, por isso, iniciativas como esta são sempre “bem-vindas”, ainda para mais, relevando uma Área tão erudita como é a da Literatura e enaltecendo, valores e competências, essenciais à coexistência e vida em Sociedade.

    Élio Fonseca

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  2. Os e-books além de serem óptimos produtos para vender são também poderosas ferramentas de Marketing Viral. Os e-books têm uma característica em comum com os vírus: são baratos de se produzir, e podem ser multiplicados facilmente na internet.

    A razão principal pela qual o e-book se tornou numa grande ferramenta de marketing viral é que é muito fácil de ser copiado.

    Na verdade há imensas vantagens e motivos que levam alguns autores a distribuir os e-books de forma gratuita:

    •Porque o e-book vai receber uma incrível exposição se as pessoas puderem fazer o download gratuitamente. Isto significa mais tráfego para o site onde o e-book está alojado.
    •Se o site onde está disponível o e-book vende outros produtos, este e-book que é distribuído gratuitamente poderá ser o chamariz para atrair mais vendas.
    •Custos de divulgação e promoção mais baixos, que caso contrário iria exigir um esforço financeiro muito superior em campanhas com custos elevados e truques promocionais, geralmente necessários para trazer novos clientes.
    •Gera Notoriedade

    Utilizar os Ebooks Gratuitos como uma estratégia de marketing, é sem dúvida uma fantástica ferramenta on-line, em torno de uma estratégia que antes da internet, era simplesmente impensável, sem se investir “milhares de euros” em divulgação e promoção.

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  3. Exacto! Mesmo que sendo descarregados de forma pirata, os conteúdos serão conhecidos por muitas mais pessoas, das quais algumas serão consumidores dispostos a pagar o livro! O mesmo para a música, filmes, software...

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  4. Não sei se estarei a dizer alguma asneira, mas parece-me que foi esta plataforma que há uns meses largos estaria com falta de clicks, e logo com a sua existência em perigo.

    Assim lá andei eu a clickar para que esta iniciativa a favor da leitura e da cultura transversal e de consulta grátis não se perdesse no turbilhão da internet.

    Parece então que o esforço de muitos, como eu e como vocês, permitiu que com alegria possamos continuar a ter acesso a títulos e livros em formato digital intemporais, numa incrivél passagem de testemunho - "Um testemunho VIRTUAL".

    Boa leitura, vamos desta forma aproximar o OFF= ON, neste tempo de, quase, quase, quase, .... FÉRIAS!

    Até amanhã.

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