quarta-feira, 30 de junho de 2010

Sete etapas para criar e cultivar uma Marca nas Social Media

Brian Solis, especialista em social media e autor do livro Engage!, definiu algumas questões para as empresas que anseiam entrar nas redes sociais:


1.Quem: defina a personalidade da marca e o que ela simboliza. A Social Media conecta pessoas com pessoas, e não com avatares. Dê vida à sua marca e seu negócio. Dê-lhe uma personalidade, voz e presença. Se a sua empresa fosse uma pessoa, como ela agiria, falaria, responderia?

2.O que: Ouça as conversas on-line e aprenda com elas. Avalie como a marca é percebida usando ferramentas de busca da web. Crie um benchmark que capte a percepção dos usuários e preste atenção para os sentimentos vinculados à sua marca e concorrentes. Tente o Google, Collecta.com, Google Blog Search e Analytic.ly para começar. Se você está trabalhando com um orçamento razoável, também considere o uso de serviços como Spiral16 ou Radian6.

3.Quando: Fique atento às oportunidades que surgirem. Cada ferramenta acima fornece sistemas de alerta para que você saiba o que está rolando nas Social Media. Monitore a web em tempo real para ver o nível de actividade que acontece todos os dias. Fique atento às conversas que representem oportunidades para uma acção positiva, bem como aquelas que contribuem para as impressões negativas.

4.Onde: Saiba onde sua presença é necessária. Twitter, Facebook, YouTube, Flickr e blogs, estão entre as redes sociais mais frequentemente usadas hoje. Utilize os serviços mencionados na etapa 2, você pode ter uma ideia exacta de onde os seus clientes estão interagindo online. Uma vez que você tiver essa informação, você pode montar um plano de acção para fazer parte das conversas, aprender a construir relacionamentos valiosos, e contribuir para a fidelização.

5.Como: Torne-se parte da comunidade. Preste muita atenção à forma como as pessoas interagem, a cultura e o comportamento que existe dentro de redes sociais que são importantes para você. Suas palavras e acções revelam oportunidades para um envolvimento com valor agregado. Monitore as respostas que se seguem cada vez que você participar. Elas vão oferecer um feedback que ensina como melhorar e quais são os próximos passos que você deve tomar.

6.Por que: Encontre as razões que justificam a sua participação. Preste atenção aos temas recorrentes, questões e insights, ou a falta deles. Se o fizer, encontre as razões para o envolvimento inicial, bem como as ideias que incentivem a criatividade e dão valor para o envolvimento.

7.Até que ponto: Identifique os indivíduos que podem ajudá-lo a contar a sua história. Muitas pessoas estão ganhando autoridade dentro das redes sociais e o que dizem influenciam aqueles que os rodeiam. Você pode identificá-los usando as mesmas ferramentas nas etapas 1 e 6.

Fonte

Sem comentários:

Enviar um comentário