segunda-feira, 27 de junho de 2011

Comunicação 3.0

Encontrei este artigo no portal do Marketing (em http://www.mktonline.net/index.php?cat=7&item=15596&lang=1&mb=20122&sk=03E7B3).

Nele a autora (Ana Paula Cruz) tenta concluir se existe ou não o conceito de Comunicação 3.0.

Ela afirma que a Comunicação cada vez tem de ter em conta todos os suportes (possíveis e imaginários - "a imaginação é o limite", on-line e off-line) para conseguir atingir os seus alvos. Chega mesmo a falar da nova era digital em que estamos prestes a entrar: a era do Cloud Computing.

Fica aqui um extracto que achei curioso e elucidativo:

"A Comunicação 3.0 não se limita à Web 2.0 ou web social, com as suas redes sociais e colaborativas, democrática e cada vez mais ao alcance de todos. De facto, a Comunicação 3.0 veicula-se através de todos os media. É all-line e inclui a media tradicional, a media digital e todos os “media” mais ou menos alternativos, com contacto directo ou indirecto com os vários públicos. Os que já existem e os que ainda se encontram em desenvolvimento.

O rápido desenvolvimento da tecnologia leva-nos a supor mundos novos onde a imaginação é o limite. Um bom exemplo de novos instrumentos da comunicação são os Display Glass Corning, o Displax da Edigma, os sistemas vídeo-mapping, as imensas aplicações de telemóvel, úteis ou de entretenimento, a web 3.0 ou web semântica e inteligente cada vez mais desenvolvida… E que dizer do Cloud computing? Onde nos poderá levar esta nova forma de viver o digital e gerir o conhecimento"

1 comentário:

  1. De facto esta área está em constante evolução e este post só vem reforçar esta ideia (ou esta certeza). Hoje, penso que o grande desafio é manter-nos sempre actualizados e perceber de que forma podemos retirar o melhor proveito das novas condições que estão constantemente a surgir. Para isso nada melhor do que ter a noção de que "a imaginação é o limite" e de que praticamente todos os dias somos confrontados com novas formas de comunicar, com novas tecnologias... e parece de extrema importância, para as empresas, aproveitá-las sempre, sendo inovadoras e estando atentas à nova realidade. A era digital (ou mesmo a era "Cloud Computing" quando de facto aparecer) não só é (será) útil para comunicar e para uma empresa consolidar os seus contactos e a sua rede mas também introduz novas potencialidades e novas oportunidades no que ao marketing respeita. E o desafio para as empresas é aproveitar estas oportunidades da melhor forma possível, não se deixando ficar para trás.

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