sábado, 2 de julho de 2011

Roubo de marca?


De uma forma geral já todos nos deparamos com situações evidentes em que produtos de sucesso foram copiados e cujos nomes foram clonados e têm associações evidentes com a marca líder do mercado especifico.

Um exemplo muitas vezes referido é o da cópia dos produtos Apple ou do "i" no inicio dos produtos por forma a ser feita uma associação aos produtos destas.
Agora diríamos que esta seria a situação tradicional, uma empresa pequena ou menos importante copiar a imagem de uma empresa de sucesso do seu mercado.

Agora aqui vai um desafio, conseguem perceber as diferenças destes dois logótipos e de quem estamos a falar?
Quase todos dirão que se trata do logótipo antigo da EDP. Quando digo antigo é porque esta semana arrancou a campanha da nova imagem da EDP, a qual foi imposta por tribunal.
Tudo porque o logo anterior tinha problemas de direitos de autor visto que pertencia a uma PME de Braga chamada "O Feliz":


Mal a EDP criou a sua imagem anterior esta pequena empresa entrou com um processo em tribunal por usurpação de imagem tendo o mesmo arrastado-se por a EDP não aceitar o mesmo, mas no mês passado saiu a decisão do tribunal a dar razão a esta empresa obrigando à criação da nova imagem da EDP.

Aconselho a visita de ambos os sites das empresas para melhor as ficarem a conhecer:

Este é um caso atípico em que uma grande empresa de cariz mundial usurpa a imagem de uma pequena empresa local. O que acham deste tipo de situações? Conhecem mais alguma situação deste género?

Sem comentários:

Enviar um comentário