quarta-feira, 11 de abril de 2012

BO.LT copia, edita e partilha

BO.LT pode à primeira vista assemelhar-se ao Pinterest, mas a ideia que está por trás deste projecto é criar um local contruído para guardar, editar e partilhar páginas da web, de forma permanente.
Todos nós somos bombardeados com informações e artigos fascinantes, uns muito úteis em determinado momento, outros que certamente queremos guardar e aceder no futuro. É certo que existem diversas formas de o fazer, mas na maioria dos casos nada nos garante que quando quisermos aceder novamente a determinada página ou conteúdo que não nos apareça a temida mensagem ”Erro 404 Página não encontrada”. E é aqui que o BO.LT pretende “entrar”, disponibilizando conteúdos através do acesso fácil e permanente. Como? Para começar podemos adicionar o botão “bolt” na nossa barra de ferramentas o que nos permite clicar sempre que quisermos guardar algo (artigo, página, imagem…). Assim que clicarmos nesse botão aparece uma janela onde podemos escrever uma breve frase acerca da página ou do artigo e em simultâneo podemos atribuir a esse “bolt” uma categoria, previamente escolhida por nós, ou criada no momento. Mais uma parecença com o Pinterest, que possibilita que cada utilizador seleccione os seus interesses que serão utilizados para preencher o seu feed com “bolt” com base em diferentes temas. Podemos também adicionar uma imagem e adicionar hashtags (o símbolo “#”) em frente às palavras na descrição, de forma a permitir a pequisa a todos os membros da comunidade através de palavras-chave. É que BO.LT, tal como o Pinterest, inclui uma comunidade, onde os utilizadores se podem seguir uns aos outros e descobrir novos conteúdos.



Cada “bolt” inclui uma imagem que quanto mais atraente for maior atenção vai despertar. BO.LT permite postar directamente para o Facebook, para o Twitter e para o Pinterest e nos sites é possível instalar um widget BO.LT que irá formatar automaticamente os “bolts” como posts de blogs. O BO.LT disponibiliza a opção de fazer “bolt” visíveis apenas ao utilizador, mantendo alguma privacidade. Mas a maior particularidade de BO.LT, na minha opinião, é o facto de podermos copiar e editar imagens e conteúdos, ou seja podemos alterar detalhes, imagens, acrescentar texto, tudo sobre o conteúdo que copiámos. O site acabou de sair da versão beta, e está agora disponível por convite – um passo intermédio antes da abertura ao público em geral. Solicitem um convite de BO.LT.

Sem comentários:

Enviar um comentário