sexta-feira, 6 de abril de 2012

TROCAR PARA POUPAR



É o tema de capa da Visão n.º 996, e dá que pensar, pois as dificuldades económicas podem estimular aspectos positivos na sociedade, sem que seja necessário gastar dinheiro. Num ambiente de recessão, as pessoas tornam-se mais criativas e assumem um estilo de vida mais autêntico. Sob o ponto de vista de uma socióloga, “isto não é uma moda são movimentos Hype”. De um lado, temos objectos que já não nos servem, do outro há gente a precisar deles.
O fenómeno das transacções que não envolvem dinheiro cresce em Portugal. A troca é uma compra inteligente que não envolve culpa. Ao fazê-la, as pessoas sentem-se mais responsáveis ambiental e socialmente. Além de Fomentar a cooperação, pois estas transacções implicam sempre um encontro.
Oferece-se: Plataformas para facilitar as trocas
Procura-se: Movimento nos sites
Entrar, de repente, no mundo das transações sem dinheiro pode ser labiríntico. A VISÃO DÁ UMA ORIENTAÇÃO
NA REDE
Há um universo de endereços onde se dá e recebe sem gastar sequer um euro.Os mais movimentados são www.freecycle.org com várias sucursais no País, Troco 1 hora (FB) e o Clube das Trocas também nesta rede social.
LEITURAS
Procure livros usados em www.bookcrossingportugal.com e deixe o seu onde alguém o pode encontrar. Para manuais escolares nasceu no Facebook o Banco do Livro Escolar, que permite a permuta de manuais em todo o país.
NA RUA
No último sábado de cada mês, realiza-se um minimercado de trocas no Clube Nacional de Natação. Na associação Sou, em Lisboa realizam-se vários eventos, convém estar atento ao grupo do facebook Troca-te, para descobrir quando se realizam estes eventos.

3 comentários:

  1. O fenómeno da desmonetização da economia, incentivada pela lógica peer-to-peer...

    ResponderEliminar
  2. No Porto o "Flea Market" esta bastante activo...

    ResponderEliminar
  3. Um Site muito fixe para Trocas é o www.TrocasOnline.com ;)

    ResponderEliminar