quinta-feira, 10 de maio de 2012

Facebook lança "loja" de aplicações

App Center é o nome do mais recente lançamento do Facebook: um espaço para encontrar aplicações que promete sugerir as soluções mais indicadas para cada utilizador com base nos gostos dos utilizadores e nas classificações atribuídas ao software pelas pessoas na sua rede de contactos.

A plataforma foi anunciada ontem, numa mensagem publicada online pela rede social, vai ficar disponível "nas próximas semanas", afirmando-se numa primeira fase como um espaço para divulgação de aplicações móveis, mas deverá funcionar também como uma loja de aplicações baseadas na Web, que possam ser embebidas no Facebook e noutros sites - desde que dependam da autenticação do utilizador na rede social.

A listagem de aplicações pelo serviço é gratuita e os utilizadores vão receber as recomendações com base em critérios como a sua localização e histórico de preferências, ao invés de ficarem limitados aos resultados do habitual sistema de classificação por atribuição de estrelas. Isto fará com que a página se apresente de maneira diferente consoante o utilizador que a ela aceda, sendo "moldada" à medida das preferências que este já manifestou durante a utilização da rede social.
 
fonte: Facebook

Embora semelhante a uma loja na apresentação e funcionamento, esta plataforma não vai vender aplicações móveis mas sim encaminhar os visitantes para os locais onde estas podem ser adquiridas, como a AppStore e o Google Play. Ainda assim, servirá como uma importante ferramenta de divulgação.

Apesar de atualmente não servir fins comerciais, a rede social pretende rentabilizar o novo serviço. Numa mensagem publicada online, é prometida a introdução de uma nova funcionalidade que vai permitir pagar uma tarifa fixa para tirar partido de algumas aplicações no Facebook. Este projeto encontra-se atualmente em fase de admissão de aplicações para participarem na fase de testes.

Sem comentários:

Enviar um comentário