segunda-feira, 28 de maio de 2012

Nasce a Liga para a Defesa da Internet para proteger a liberdade na Rede


Sol,28 de Maio, 2012

Foi criada nos EUA uma nova iniciativa, denominada Internet Defense League (algo como Liga para a Defesa da Internet, em inglês), destinada a promover a liberdade na Internet
O projecto partiu da organização sem fins lucrativos Fight for the Future, que esteve ligada aos protestos virtuais contra a polémica lei anti-pirataria on-line SOPA, e quer agora voltar a juntar os cibernautas em prol da defesa de uma Internet sem restrições.
Um dos objectivos da Liga para a Defesa da Internet é reunir todos os interessados, nomeadamente quem tenha sites pessoais ou comunitários, a contribuírem para «mobilizar o planeta para defender a Internet de más legislações e monopólios».
Por enquanto os cibernautas que pretendam aderir à Internet Defense League apenas têm de disponibilizar o endereço do site pessoal e o e-mail aos promotores da campanha.
Posteriormente os inscritos receberão um código para colocarem nas suas páginas e sempre que for necessário o grupo entra em acção e toma conta do site para colocar mensagens na barra lateral sobre novos protestos.
O sinal de alerta vai consistir numa imitação do sinal utilizado na banda desenhada de Batman, quando é necessário pedir ajuda ao super-herói, mas neste caso o morcego foi substituído por um gato.
Segundo Tiffiniy Cheng, uma das organizadoras da iniciativa, o projecto conta já com a parceria do WordPress, Reddit e da rede Cheeseburger, estando também a Wikipédia a analisar a possibilidade de aderir.

Sem comentários:

Enviar um comentário