terça-feira, 22 de maio de 2012

Remee: A Mascara que controla os Sonhos

A ideia de dois investigadores começou como um projeto no Kickstarter e precisava apenas de 35 mil dólares. No entanto, nesta semana já tinham sido angariados mais de 500 mil dólares de entusiastas que acreditam no potencial desta máscara.
Estes dispositivos pretendem tirar partido dos Lucid Dreams, um tipo de sonhos em que o “paciente” sabe que está a sonhar. As máscaras têm no interior seis luzes LED que não são suficientemente fortes para acordar o utilizador, mas que conseguem ser apreendidas pelo cérebro. O utilizador pode definir a intensidade e a sequência das luzes, explica o Mail Online. A ideia é que se acendam na fase REM (de Rapid Eye Movement) mais prolongada, onde estatisticamente se sonha mais.
Assim, ao serem ativadas, as luzes “avisam” o utilizador de que está num sonho e, a partir daí, este toma controlo do que se está a passar e pode escolher o que fazer a seguir, seja conduzir um carro de F1, ganhar a final da Liga dos Campeões ou até viajar no tempo.  


 Duncan Frazier e Steve McGuigan são os dois empresários de Brooklyn que trabalham neste projeto há um ano. No site www.sleepwithremee.com podem ser encomendados os primeiros modelos, há cinco cores à escolha e custam 95 dólares. Os criadores explicam que já receberam sete mil encomendas.

1 comentário:

  1. Acho um pouco assustador quando a tecnologia invade algo tão “nosso” como os sonhos…

    Outro exemplo de uma tecnologia que controla os sonhos é o Dream:ON, uma aplicação gratuita para iPhone que é apresentada da seguinte forma no site, para quem quiser fazer parte deste estudo de massas sobre sonhos: "Quer criar o sonho perfeito? Talvez gostasse de sonhar que está a passear relaxadamente no campo, ou que é capaz de voar, ou que está numa praia solarenga? Então Dream:ON".

    Antes de dormir, programa-se qual o tipo de sonho que se quer ter e a hora de despertar. Além disso, é também possível convidar amigos, via Facebook, para entrarem no sonho. Depois, basta deixar o iPhone na cama e dormir. A aplicação monitorizar o padrão de sono, para perceber quando é que o utilizador começa a sonhar, e essa altura começa a tocar um "soundscape", que se adequa ao sonho desejado. Na manhã seguinte, é solicitado ao utilizador que coloque uma descrição dos sonhos que teve numa base de dados, o "Dream Bank".

    A notícia completa em http://p3.publico.pt/vicios/hightech/2759/dreamon-aplicacao-que-quer-controlar-os-teus-sonhos.

    ResponderEliminar