domingo, 23 de fevereiro de 2014

DOUBLE GRILL&BAR – OUTDOOR GRELHADO

Para promover a abertura de um novo restaurante, a agência russa Voskhod decidiu “grelhar” literalmente carne num outdoor!
Double Grill&Bar Ad:
Fase 1
Fase 2
Fase 3
Fase 4

Sou fascinada pelo marketing de guerrilha, e vocês o que acham deste anúncio? 

7 comentários:

  1. Olá Sara! A publicidade tradicional é um meio de comunicação que funciona cada vez menos. Por isso surgem alternativas como o marketing de guerrilha.
    Este último refere-se a ações de comunicação que quebram a rotina do dia-a-dia com algo surpreendente na esperança de gerar passa-palavra. São, também, uma nova forma de encarar o entretenimento, que tende a ser cada vez menos passivo e mais voltado para a surpresa. O marketing de guerrilha pode ajudar as marcas a criarem uma experiência capaz de gerar atenção.

    ResponderEliminar
  2. Sara, tal como tu sou também fascinada (aliás, fascinadíssima!) com o Marketing de Guerrilha. Este exemplo é absolutamente incrível e certamente que marcou a diferença. Tornar um meio mais convencional como o outdoor num foco de atenção e surpresa para os consumidores foi sem dúvida uma ideia disruptiva - e muito pela positiva - por parte da agência Voskhod. Deixa-nos a pensar "Será possível ultrapassar esta ideia?!". Julgo que sim!
    Resta saber o feedback dos consumidores e o aumento (ou não) das vendas do Double Grill&Bar.

    ResponderEliminar
  3. Pessoalmente, no curso de marketing que tirei dei marketing de guerrilha e sempre foi um dos temas que mais me cativou! Não fico surpreendda porque já vi bastantes casos mas acho que realmente tem que ser muito bem pensado e os marketeers deviam desenvolver a sua estratégia com base no bom senso e boa fé senão acontece casos como: https://www.youtube.com/watch?v=os7lmKAB4Pw

    VEJAM, acreditem que vale a pena! Eu analisei no meu curso este anúncio e realmente não é preciso menosprezar a concorrência direta para conseguir aumentar o número de vendas e a quota de mercado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Bem Inês, infelizmente a PEPSI parece rica em campanhas publicitárias mal conseguidas (pela minha opinião particular, mas possivelmente dos portugueses em geral). Não sei se estão lembrados da polémica campanha que a marca levou a cabo aquando o jogo Portugal-Suécia. Deixo aqui o link onde podem recordar: http://www.dn.pt/desporto/seleccao/interior.aspx?content_id=3541645.
      Já sabemos que só as imagens fortes causam impacto e que o que vemos hoje esquecemos amanhã... mas parece-me que nem todas as campanhas são efémeras. Pena e ser pelos piores motivos. A polémica deste anuncio teve efeitos bem negativos em Portugal e muitos são aqueles que conheço que boicotaram a marca.
      Perante isto... numa era em que a informação e global (e viral) até que ponto podemos ir e até que ponto a falta de limites pode genuinamente prejudicar uma marca?

      Eliminar
  4. Num dos primeiros Rock in Rio em Lisboa, no ano de 2006, tive a possibilidade de usufruir de uma campanha da 7up, que me marcou imenso naquela altura. Da experiência do festival para além dos concertos a maior lembrança foi sem dúvida alguma a participação na actividade da marca no festival. Estava um dia de verão tórrido, acho que quase 40º graus, onde o dia todo seria passado ao sol, a possibilidade de puder refrescar pareceu um sonho, atraindo grande parte das pessoas que estavam no recinto. Conseguindo a melhor adesão por parte dos participantes, uma grande estratégia de marketing. Mesmo depois do festival, o que mais se falou entre amigos foi sobre o stand da 7up, criando um passa-palavra fantástico.

    Deixo-vos um video com uma campanha semelhante ao que esteve no Rock in Rio Lisboa, mas por parte da marca Sprite:
    https://www.youtube.com/watch?v=ocCYlqvJKC4

    ResponderEliminar
  5. A propósito de reinventar novas formas para a publicidade tradicional em outdoors, como o exemplo do post que a Sara aqui colocou, vejam o exemplo da IKEA que criou o “RGB billboard". Este consegue apresentar 3 mensagens publicitárias distintas no mesmo outdoor de 9 metros quadrados, triplicando assim as possibilidades de publicitar a marca. A ideia é que, consoante o tipo de lâmpadas que iluminam a mensagem apresentada no outdoor, diferentes tipos de mensagens são apresentadas.

    Vejam o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=DzmTv3DruQ4.

    Assim, cada vez menos veremos publicidade tradicional e iremos assistir a ações marketing que revolucionam o nosso modo de olhar para a publicidade, surpreendendo o consumidor na expectativa também de criar o passa-palavra positivo.

    Noticia na integra em: http://marketeer.pt/2014/02/28/o-outdoor-3-em-1-da-ikea/

    ResponderEliminar