quarta-feira, 18 de março de 2015

GoPro – User Generated Content

"Be a HERO...GoPro" é o tema utilizado pela GoPro, uma empresa que oferece “as câmaras mais versáteis do mundo”, para se conectar com o seu público-alvo de uma forma significativa e construtiva e que demonstra o potencial do conteúdo criado pelos utilizadores (UGC- User Generated Content).

Mais do que simples fotografias, por vezes de fraca qualidade, ou vídeos amadores partilhados nas redes sociais que atingem maioritariamente amigos e familiares, a GoPro elevou o conteúdo criado pelo utilizador a um conteúdo de qualidade e capaz de se tornar numa excelente estratégia de marketing e publicidade.

Esta utiliza os vídeos que são submetidos pelos utilizadores de forma a proporcionar uma experiência de vídeo única onde o espectador assiste no lugar da frente a diversas aventuras de atletas profissionais, maioritariamente de desportos radicais, ou ainda a impressionantes vídeos do reino animal.

Os vídeos, que rapidamente atingem números elevados de visualizações em todo o mundo, provam que o utilizador certo pode criar um conteúdo cativante e com custos relativamente mais reduzidos.
Como exemplo do sucesso de conteúdos gerados pelo utilizador temos um dos primeiros vídeos GoPro a tornar-se viral – “GoPro: Fireman Saves Kitten” – com cerca de 26 171 194 visualizações, que em 2014 recebeu a distinção de “Best User-Created Viral Ad” (ver artigo).

GoPro: Fireman Saves Kitten 

Deve ser considerado o facto de que a empresa começou por divulgar vídeos de atletas por ela escolhidos, e somente depois utilizou os vídeos submetidos por outros utilizadores. Para que esta estratégia funcione a favor de empresa, esta deve primeiramente fortificar a sua marca e a sua mensagem (neste caso, “Be a HERO...GoPro”)!


Podemos considerar que com esta estratégia o consumidor faz o trabalho da empresa, em termos de marketing? Ou surgem novos desafios que exigem diferentes esforços por parte das empresas?

2 comentários:

  1. Olá Marta! Como vimos na última aula, a nova geração de consumidores quer participar. Ao utilizar os conteúdos produzidos pelos seus fãs para comunicar, a GoPro consegue um "2 em 1": deixa que estes brilhem e sejam as estrelas da marca, permitindo que ganhem reconhecimento entre os seus pares; e mostra as experiências do seu target com o produto a outros potenciais clientes, numa lógica de tryvertising (de que vamos falar na próxima aula). Nada melhor para conseguir o envolvimento dos consumidores, que através de um produto com características sobretudo funcionais, acabam por criar laços emocionais com a marca.

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  2. Como vimos no seminário dado pelo professor Bruno, foi possível constatar que o grande desafio que as marcas têm hoje em dia a nível do web marketing é mesmo levar os clientes a potenciar o chamado UGC. Isso permite que as marcas reduzam os seus custos de publicidade e ao mesmo tempo, as pessoas acreditam mais no UGC do que na publicidade que a firma cria. Dando um exemplo, se eu vir uma publicidade que foca a qualidade de uma nova bebida, ficarei com dúvidas. No entanto, se um amigo meu postar uma fotografia no facebook com a bebida e na descrição da mesma disser: ' Deliciado com esta nova bebida', eu acreditarei no meu amigo e, isso irá refletir-se na compra do produto. Assim sendo, as marcas e as pessoas preferem o UGC, e exemplo disso, foi quando a Coca-Cola colocou o nome de pessoas nas suas latas, levando as pessoas a partilhar esse mesmo momento nas redes sociais. Por isso, acho que esta estratégia levada a cabo pela GoPro é um sucesso.

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