segunda-feira, 30 de março de 2015

Peer to Peer (P2P) Marketing!

A 20 de fevereiro deste ano o Nuno Veiga fez um post no nosso blog, diga-se, muito pertinente, alusivo ao vídeo resumo do jogo Belenenses – Sporting, “Frango servido no Restelo!”.
Este vídeo deixou desde logo uma má imagem, revelando-se uma débil estratégia de Marketing. Obrigou mesmo a um pedido de desculpas por parte da Centralcer.
Sendo certo que a Sagres tem vindo a perder quota de mercado para a sua grande concorrente e líder de mercado Super Bock algo tem de fazer... assim…

A Centralcer lança hoje uma nova campanha que tem como objetivo desafiar os portugueses a sair do seu quotidiano e a conviver “à portuguesa” entre amigos nos bares, restaurantes ou até em casa.
Sob o mote “Em Portugal Convive-se”, a campanha multimeios pretende “despertar” aquilo que os nossos restaurantes e bares sempre ofereceram de mais típico:

“O convívio à portuguesa” e reforçar o posicionamento da marca como a cerveja de todos os portugueses”

César Mourão e Salvador Martinha são os dois protagonistas da campanha, que vai estar presente em Televisão, Outdoor, Digital e Ponto de Venda até ao mês de maio:


Podes saber mais aqui:
http://www.sagres.pt/#pt/tematicas/conteudo/own_em_portugal_convive_se.aspx

O Peer to Peer (P2P) de Marketing incentiva os clientes a envolver outros clientes, defendendo um produto ou serviço com amigos e/ou a comunidade em geral. Ter uma atitude P2P com vista ao posicionamento e à recuperação de imagem pode ser uma boa estratégia de Marketing.

Será esta a intenção da Cervejeira responsável pela Marca Sagres?
Aguardo os vossos comentários com imensa expetativa.

2 comentários:

  1. Com o inesperado "frango" da Sagres, e depois do "word of mouth" ter sido bastante negativo, principalmente entre os adeptos do Sporting, a Sagres tenta agora promover, como sempre fez, o convívio como forma de reforçar o posicionamento. Porém, a marca está a lidar com marketing tribal o que, neste caso específico é de pura fidelização ao clube. Por isso presumo que os consumidores desse clube jamais consumirão cerveja Sagres.

    Por outro lado, e apesar de nada o indicar, considero que este seja um “jogo ganho”, pois o clube rival tem bem mais adeptos do que o Sporting, o que, por vezes, pode ter criado um impacto bem diferente do esperado e a marca ter aumentado o consumo e fidelizado outro tipo de clientes, tudo em nome do fanatismo.

    Talvez seja ainda prematuro concluir, mas quem sabe se não terá sido mesmo essa a estratégia…

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  2. Depois da tremenda asneira que fizeram na altura da notícia que publiquei, a Sagres não podia dar a volta de melhor forma do que apostar em alguns valores, como a união, o facto de serem populares (de todos), e de estarem sempre presentes. Vamos ver qual será o resultado final desta campanha!
    Qualquer que seja o resultado, apesar de tudo, tentaram fazer esquecer o incidente passado.

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