domingo, 19 de abril de 2015

Como motivar a Geração Net no trabalho?

Já é sabido que a Geração Net, Geração Y ou os millenials é, por definição, pouco paciente e atenta, uma vez que está munida de filtros de atenção e da necessidade do "aqui e agora". Segundo Morgan Norman, autor do artigo do Business Insider, difícil é perceber como é que os jovens adultos, da Y gen, conseguem "desligar" das suas vidas sociais e dos seus gadgets e dedicarem-se a 100% ao trabalho. Os millenials esperam conseguir destacar-se no mundo corporativo, mas por vezes não sabem como fazê-lo.




Ficam aqui 6 maneiras de motivar a geração net no local de trabalho (destinadas aos empregadores):

1. Facilitar e incentivar o uso de tecnologia no local de trabalho
Para uma geração que "cresceu com a Internet na ponta dos dedos", o uso diário de tecnologia é fundamental, e a possibilidade de trabalhar com tecnologia de ponta fomenta o aumento da criatividade no trabalho, permitindo, por exemplo, encontrar melhor soluções para os clientes.

2. Manter o colaborador informado
Usar a tecnologia para comunicar o máximo de informação possível sobre a empresa possível, pode ser também uma solução. E-newsletters e/ou pequenas mensagens com informação vital podem evitar que o colaborador tenha de procurar informação em fontes externa, tornando-o uma parte integrante e informada da organização.

3. Desenvolver uma gestão de partilha de objetivos
A criação de um sistema online que permita definir e controlar objetivos profissionais pode fazer sentido dado o tempo que os colaboradores passam na web. Este tracking pessoal e dos co-workers conduz a uma maior transparência que motiva os colaboradores a trabalhar mais e melhor, o que, segundo o autor, melhora o ambiente de trabalho. 

4. Garantir o feedback contínuo
A ânsia do aqui e agora, típica da geração Y, é aplicável também ao feedback que espera receber, quase imediatamente. Os millenials olham para este controlo como uma forma de trabalhar e melhorar as suas capacidades de trabalho.

5. Ser flexível
As empresas devem fornecer o máximo de opções em termos de tecnologias e projetos, adaptando-se, se possível, às ideologias dos seus colaboradores millenials. Permitir, por exemplo, um ambiente de trabalho mais móvel e aberto à opinião, flexibilizando e facilitando o trabalho a desenvolver.

6. Construir um portfolio profissional
O resumo de alguns trabalhos desenvolvidos (em forma de texto) pode, agora, não ser suficiente para os departamentos de RH, que por vezes procuram evidências tangíveis. As empresas do século XXI, deverão, assim, disponibilizar os recursos necessários à construção de um portfolio dos trabalhos desenvolvidos pelos seus colaboradores, permitindo que estes fiquem com ele ao deixarem a empresa, e que este se transforme numa work-tool futura.

A Geração Net pode abrir horizontes às empresas, que deverão ver estes colaboradores como mais-valias ao seu contínuo desenvolvimento e adaptação às mudanças ambientais. Para os motivar, as empresas deverão estar cientes das caraterísticas evidentes desta geração e ao que estes procuram nas empresas.


They tend to gravitate towards companies that offer unique benefits such as casual work days, laid-back office environments and cash incentives.

Baseado no Artigo: Business Insider: 6 ways to motivate gen Y in the work place

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