quarta-feira, 9 de março de 2016

Cuidados oftalmológicos através de um smartphone

Os nossos dispositivos são cada vez mais potentes e são capazes de executar coisas complexas, que há bem pouco tempo eram impossíveis, como por exemplo, melhorar a qualidade de vida das pessoas.
O Peek, é um novo kit portátil de exame oftalmológico (Portable Eye Examination Kit) que consiste numa aplicação para smartphones que utiliza uma lente suplementar acoplada à câmara do smartphone. Os exames aos olhos podem desta forma ser efetuados com a utilização do ecrã do smartphone, e com o imprescindível suporte da câmara, lente e flash.O Peek é um projeto que permite detetar problemas oftalmológicos recorrendo apenas a um smartphone. O custo, face aos equipamentos de diagnóstico de laboratório, recorrendo ao projeto Peek é cerca de 50 vezes inferior.

O teste visual consiste na apresentação de várias letras no ecrã que vão rodando em certas direções para o paciente depois dizer em que direção estão a rodar ou se se encontram fixas. Ao acabar o teste a aplicação exibirá no ecrã as letras em que o paciente não acertou.

Além do teste visual, o Peek permite-nos utilizar a câmara do nosso smartphone para captar imagens dos olhos. As imagens, de alta qualidade, podem ser enviadas para um médico especialista de forma a tornar mais rápido o processo de diagnóstico.
O Peek tem um enquadramento perfeito nos países em vias de desenvolvimento, pois nesses países, uma grande parte da população vive em situação de pobreza, não tendo recursos que lhes permita pagar uma consulta com um médico oftalmologista e também os equipamentos médicos não são os mais modernos.

O Peek é uma aplicação de saúde que pode tornar o mundo num lugar melhor para todos e é um dos desenvolvimentos tecnológicos que visa proporcionar maior qualidade de vida a um leque mais alargado de pessoas.

Fonte: Peekvision

1 comentário:

  1. Esta app é uma grande evolução e tem características diferentes de grande parte das notícias que foram sendo publicadas aqui, pois é aplicada ao ramo da saúde e requer sobretudo algum equilíbrio na sua abordagem. Isto porque com a necessidade de poupança das famílias nos países mais desenvolvidos, este pode ser um estímulo à dispensa de consulta de médicos especialistas, que obviamente têm capacidades analíticas que esta app, apesar de muito útil, provavelmente não tem. Por isso mesmo, esta deve funcionar essencialmente como um complemento ao acompanhamento médico e não como um meio de poupança imediata.

    ResponderEliminar