sexta-feira, 15 de abril de 2016

A app que evita a gravidez!

Certamente já ouviram falar em gravidezes não intencionadas, mas será isso ainda uma razão plausível tendo em conta os avanços da tecnologia?! Uma nova app garante ser tão eficaz como a pílula a evitar gravidezes – e sem qualquer efeito secundário.

A Natural Cycles é a mais recente aplicação para smartphones e indica o período fértil de uma mulher através da medição diária da temperatura do corpo, um valor que deve ser introduzido no sistema pela própria utilizadora.
Criado por duas físicas suecas, a aplicação ajuda as utilizadoras a identificarem os dias mais e menos férteis do ciclo menstrual, usando estatística analítica. Basta medir todas as manhãs, ao acordar, a temperatura corporal e registar o valor na aplicação. Quanto mais informação estiver registada na aplicação, mais eficaz e precisa é a análise. No calendário, algumas datas aparecerão a verde, indicando que é um dia seguro, e a vermelho, apontando que é um dia fértil, conforme podem ver na figura que se segue.

´De acordo com Scherwitzl, CEO e cocriador da Natural Cycles, os dias indicados a verde são 99% seguros. Se a aplicação não tem a certeza, ou se não tem informação suficiente para dar parecer, o dia será marcado como “vermelho”.
A ciência por detrás da aplicação é simples: a temperatura do corpo feminino tende a aumentar durante a ovulação. A aplicação usa os registos de temperatura para medir as fases do ciclo menstrual feminino, informando a utilizadora dos vários momentos de ovulação.

A Natural Cycles quer tornar-se, em breve, o método mais utilizado em todo o mundo para controlar a natalidade. É um método absolutamente natural, sem alterações provocadas no organismo e os resultados estão cientificamente certificados. A página da aplicação tem também testemunhos de mulheres reais que usam este método de controlo de fertilidade para evitarem uma gravidez mas também para engravidarem rapidamente. 

Para garantir a total eficácia do método, é possível comprar no site da aplicação um termómetro e outros acessórios. Há inclusive uma caixa para oferecer como se fosse um presente, em que se inclui uma subscrição da aplicação por seis meses.

4 comentários:

  1. É uma aplicação interessante e completamente inovadora, mas não sei até que ponto nós, mulheres, conseguimos confiar nisso. Na verdade temos tendência a acreditar em coisas mais sólidas como uma pilula, mas quem sabe um dia já não seja preciso isso, até porque como dizes é completamente "natural". Acho que será mais utilizado para engravidar do que propriamente para não o fazer..

    ResponderEliminar
  2. Concordo com a Joana, acredito que seja mais utilizada para engravidar. Apesar de acreditar na sua veracidade e que com maior informação maior será a eficácia, também sei que já antes existiam métodos, mais rudimentares é certo, mas que permitiam também saber qual a semana fértil da mulher, mesmo assim as mulheres continuaram a usar a pílula. A não ser que venha um médico afirmar que a app é de facto um substituto da pílula, sendo até melhor por ser natural, não acredito que seja amplamente utilizada.

    ResponderEliminar
  3. Concordo. Consigo facilmente perceber a sua utilidade para engravidar. Se o objetivo for esse, por que não associar a conceção de um bebé, desde os primordios da sua existência às tecnologias, visto que esse é o futuro. No entanto, enquanto método contracetivo, pessoalmente, não confiaria.

    ResponderEliminar
  4. Concordo. Consigo facilmente perceber a sua utilidade para engravidar. Se o objetivo for esse, por que não associar a conceção de um bebé, desde os primordios da sua existência às tecnologias, visto que esse é o futuro. No entanto, enquanto método contracetivo, pessoalmente, não confiaria.

    ResponderEliminar