domingo, 3 de abril de 2016

Fenómeno Phubbing

Levar o telemóvel para o ginásio enquanto se está a treinar. Interromper uma conversa para responder a uma mensagem. Andar na rua e alterar o estado do Facebook. Publicar tudo o que se faz no Instagram. Estas são algumas atitudes de quem 'sofre' de phubbing. Nada mais nada menos que o ato de se distrair com o telemóvel e ignorar as pessoas com quem se está (Expresso).

Numa geração completamente online, estilos de vida têm vindo a alterar-se e necessidades tendem a modificar-se.

Uma das características que nos dias de hoje identifica a geração Millennials e que ninguém pode negar, designa-se fenómeno do Phubbing. Consiste em ignorar a pessoa que está à nossa frente em detrimento de um smartphone. A possibilidade de a partir de um pequeno aparelho termos acesso a qualquer tipo de informação ou rede social foi um dos grandes motores para o aparecimento do phubbing. No entanto, os smartphones devem ser vistos como “ferramentas” e não como “instrumentos de evasão”. 

Já algumas iniciativas têm vindo a ser feitas para alertar para este fenómeno e de certa forma atenuá-lo. Uma dessas iniciativas que merece particular atenção designa-se por "Stop Phubbing!" e foi lançada por um estudante universitário australiano, Alex Haigh. Trata-se de um site onde podemos encontrar vários dados e frases de recomendação, Recomendo assim visitarem  http://stopphubbing.com/ e aderirem ao movimento!



Fonte: Expresso; http://stopphubbing.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário