domingo, 29 de maio de 2016

“The LEGO Movie”


Durante as nossas aulas falamos várias vezes no caso LEGO, recordo por exemplo quando falamos no conceito de cauda longa e na última aula quando falávamos do conceito freemium associado ao crowdsourcing.

Mas há outras temáticas em que a LEGO é um sucesso, dizem os entendidos que o “The LEGO Movie” é um dos melhores exemplos de sempre de brand storytelling.

Como vimos ao longo do semestre esta técnica de marketing já é aplicada há muito tempo e sempre foi importante, embora não fosse valorizada como é nos dias de hoje. Storytelling consiste em contar uma história para promover a marca e criar proximidade com o público-alvo. Parte-se uma história básica em torno de um herói que tem de ultrapassar determinados obstáculos e termina com um final feliz. As histórias criam ligações emocionais entre a mensagem da marca e a memórias dos consumidores, e hoje são narrativas que dão suporte a crenças sociais.

In fact, Lego doesn’t sell “blocks” at all, they sell possibilities.
It is my firm belief that every brand and business needs to find their inner Lego, as it’s certainly within each one of us.
We can sell “things,” or we can sell so much more - something with meaning, depth, and purpose. -  by Marcus Sheridan, in The Sales Lion

Actualmente, o objectivo de ter um maior impacto é possível porque há mais suportes/canais, o que permite ter vários pontos de contacto para passar a mesma mensagem.



A LEGO é também um excelente exemplo no que diz respeito ao blended marketing, como mostra a imagem à esquerda, publicada nas redes sociais.

Que outros conceitos abordados conseguem identificar na estratégia de Web Marketing da LEGO? Vamos ver quem consegue associar mais conceitos? Aceitam o desafio??!! 



4 comentários:

  1. Também associado ao Lego Movie esteve uma campanha Kickstarter interessante.. http://www.psfk.com/2014/09/lego-bricks-in-motion-stop-motion-animation-film.html?utm_content=bufferad734&utm_medium=social&utm_source=facebook.com&utm_campaign=buffer

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  2. Case study..da quase falência a uma supra recuperação que desperta a curiosidade a nivel internacional. De repente transporta-se o mundo exterior para um negócio muito específico e "peça a peça" reconstroi-se uma marca. O "marketing social e de relacionamento" a dar as suas cartas.

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  3. Olá Erika! A app também é muito forte nas aplicações móveis http://www.smartappsforkids.com/2016/01/updated-completely-free-lego-apps.html, e tem uma em particular, a LEGO Connect que permite ver os catálogos em modo realidade aumentada e comprar diretamente os produtos (https://www.youtube.com/watch?v=R-mgMSFzWMk). Amazing!

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  4. Really amazing! Obrigada pelos contributos!

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