segunda-feira, 6 de junho de 2016

A IBM vai testar os primeiros anúncios com os quais podemos conversar

Segundo a revista Briefing, a IBM Watson tem um novo projeto: "anúncios em mobile e desktop que pensam e permitem a interação com o consumidor." Os Watson Ads, anúncios publicitários feitos com recurso ao computador inteligente Watson da IBM, que dá mais um novo passo no mundo do marketing e do e-commerce: um novo formato de anúncios "através do qual o espetador poderá conduzir conversas via voz ou texto, através do smartphone, tablet ou computador."

 

Os utilizadores poderão colocar as questões através de texto ou de um sistema de reconhecimento de voz e a versão demo dos Watson Ads irá responder através de mensagens de texto. Para além dos meios tecnológicos mais modernos, pondera-se também a hipótese de aplicar os Watson Ads à televisão. 

Jeremy Steinberg, global head of sales da Weather Company (empresa detida pela IBM) realça que estes anúncios distingue-se dos bots porque não usa um discurso pré-definido, em função de várias keywords, mas criam as respostas através de "bibliotecas de materiais" da marca, que servem de base para a elaboração de uma resposta, depois de analisar "logicamente" as questões do consumidor. Isto acaba por mitigar um possível "ceticismo por parte das marcas, devido à possiblidade do Watson gerar uma resposta ofensiva ou mal informada ao consumidor".

Um dos exemplos de questões apresentado no artigo da Briefing que podem ser colocadas pode estar relacionada com o uso de medicamentos, perguntando se um determinado medicamento é seguro para ser administrado numa criança.
Este tipo de anúncios começará a ser testado no outono nas empresas da Weather Company.

Fontes:
http://www.briefing.pt/publicidade/36869-e-se-pudesse-conversar-com-anuncios-a-ibm-tornou-o-possivel.html
http://marketingland.com/ibm-announces-watson-powered-ads-think-179596


Fonte da imagem: http://www.govtech.com/products/IBMs-Cognitive-Computer-Could-Use-Skills-to-Help-Treat-Veterans-with-PTSD.html

1 comentário:

  1. Existe conhecimento geral de que a IBM é pioneira tecnológica já a muitos anos e o seu desenvolvimento de Inteligência artificial tem vindo a ser algo notável, no entanto até que ponto é que é viável termos um anuncio capaz de responder a todas as perguntas que lhe são feitas de uma maneira lógica?
    Parece me algo muito interessante, mas penso que mais focado no pessoal e não televisivo. Se ate os melhores dos computadores crasham com informação a mais como será que um computador iria reagir a milhões de questões simultâneas na televisão?

    ResponderEliminar