domingo, 5 de junho de 2016

Como comunicar eficazmente com os Millennials?


Muito se tem falado sobre os Millennials, também conhecidos como Digital Natives, a forma como estes consumidores se relacionam com as marcas é completamente diferente das gerações anteriores e as suas prioridades e objectivos começam a reflectir-se nos mercados.
                                                                         
A dinâmica desta nova geração é de tal modo formatada pelas tecnologias que dominam, que são muitos os que participam na co-criação de produtos e serviços, publicando conteúdos criados por si, na expectativa de obter experiências de consumo alinhadas às suas verdadeiras necessidades.
A grande maioria partilha o seu feedback pessoal, depois de uma experiência de consumo, seja ela positiva ou negativa, “Segundo um estudo da Forbes, quando a fronteira entre os seus produtos e os da sua concorrência é ténue, os Millennials contam com as opiniões dos seus amigos online (peer-to-peer)”. Estamos perante um consumidor rigoroso que procura conteúdos relevantes por parte das marcas, que exige uma resposta ajustada às suas necessidades, que quer a personalização dos produtos/serviços às suas “provocações” e que deseja uma resposta praticamente em tempo real.


Os estudos de mercado apontam que são poucas as marcas que estão preparadas para conquistar estes clientes. Ainda há um número elevado de empresas que sentem muitas dificuldades na adaptação a esta nova realidade, torna-se imperativo entendê-los, conhecê-los e surpreendê-los.

Como poderão as marcas comunicar mais eficazmente com eles?

Segundo a Marketing Manager, Carolina Afonso: “Os gestores e marketers que pretendam alcançar o target dos Millenials deverão começar por estudar os seus comportamentos.  
Planear uma campanha no Pinterest, por exemplo, deverá reflectir a sua criatividade e desejo de inspiração. Uma campanha no Tumblr deve ser informal e dar um ângulo mais divertido associado a um tema. O Facebook, apesar de já ter alguns concorrentes, é uma rede que não deve ser descurada, pois continuará a ser uma rede social dominante no futuro previsível.”
Ou seja é ainda importante adaptar as mensagens e a forma como são comunicadas para captar a atenção dos utilizadores das várias plataformas.

3 comentários:

  1. De facto, é um grande desafio para as marcas conseguirem comunicar com os millennials. Para além de serem consumidores rigorosos que confiam principalmente em recomendações de amigos e de outros consumidores, gostam também de gerar os seus próprios conteúdos.
    Tendo também em conta que os millennials utilizam vários dispositivos ao longo do dia,é importante que as marcas tenham uma estratégia nas várias plataformas, em que os consumidores encontrem o mesmo conteúdo e as mesmas experiências quer estejam a utilizar um smartphone, computador ou tablet. Ainda terá que haver um grande esforço por parte das marcas para conseguirem chegar de forma eficaz a esta geração.

    ResponderEliminar
  2. A propósito deste tema, encontrei uma notícia que nos desafia a descobrir se fazemos realmente parte da geração Millennial.

    Segundo a mesma, "Os millennials são pessoas nascidas entre 1981 e 1996, que cresceram durante a Era digital com acesso a computadores, serviços móveis, media sociais e media streaming através de iPhones. Pensam global, são otimistas e tolerantes. E ganham para gastar."

    Será que possuímos todas estas características?!

    https://www.dinheirovivo.pt/buzz/tem-a-certeza-de-que-e-millennial-faca-o-teste/

    ResponderEliminar
  3. Esta geração passa mais tempo agarrada aos smartphones e nas redes sociais do que a ver televisão, a ler livros/notícias em suporte papel ou simplesmente estar com os amigos.
    Na minha opinião, para que as empresas estejam preparadas para comunicar com eles precisam para além de o fazerem através das plataformas digitais, construir e desconstruir constantemente conceitos e abordagens.
    Os Millenials vieram para modificar as formas de publicitar que foram utilizadas durante décadas e colocar a criatividade e a disrupção como pilares básicos na elaboração da estratégia de marketing das empresas.

    ResponderEliminar