domingo, 12 de junho de 2016

Twitter em quebra?

Numa sociedade cada vez mais digital, as empresas recorrem cada vez mais às redes sociais para chegarem ao maior número de utilizadores possível. Assim, a aposta em publicidade através destes meios torna-se um investimento fundamental, permitindo a transmissão da sua mensagem de forma rápida e global.

Se o Twitter era visto como uma plataforma bastante atrativa para a aposra publicitária, parece que a tendência se está a alterar e outras plataformas, como o Instagram, estão agora a absorver cada vez mais investimento por parte das empresas. Mas a que se deve esta mudança?

Os sinais de quebra na rede Twitter começaram a notar-se com os resultados aquém do esperado, anunciados pela empresa no final do primeiro trimestre. A sua cotação em bolsa desvalorizou 15% desde Abril e as suas ações fecharam a valer 14.60$ na última quarta-feira (valor bastante distante dos 26$ na sua entrada em bolsa em Novembro de 2013).

A empresa afirmou que estes resultados se ficaram a dever ao facto de as empresas que publicitam na sua rede não terem aumentado o investimento da forma esperada. Enquanto a receita proveniente de anúncios através de vídeo quase triplicou, verificou-se que esse investimento canibalizou algum do investimento que as empresas faziam anteriormente em outros tipos de anúncios. Ou seja, o Twitter não está a ser capaz de atrair novos investimentos em anúncios, mas simplesmente está a mudar a forma como o dinheiro está a ser investido. 

O crescimento de utilizadores do Twitter cresceu de forma muito pouco significativa e apenas internacionalmente, uma vez que o crescimento em utilizadores americanos estagnou.


Chris Gilbert, estratega digital da agência Kettle afirma: "Estamos a ver quase toda a totalidade dos nossos clientes a transferir todo o seu orçamento, ou pelo menos grande parte dele, do Twitter para o Instagram"; é lá que a audiência está, mas esta rede também utiliza a tecnologia do Facebook, que permite segmentar alvos bastante mais específicos, o que se torna uma mais valia para quem quer anunciar.  Efetivamente, o Instagram tem tido um crescimento assombroso, contando com mais de 400 milhões de utilizadores e o Twitter, em estagnação, conta com 310 milhões. 

Conseguirá o Twitter reverter esta situação? Terá esta rede, outrora tão em voga, passado de "moda"?

Fontes: http://in.reuters.com/article/twitter-instagram-advertising-survey-idINKCN0YW06R             http://www.businessinsider.com/twitter-reports-q1-2016-earnings-results-2016-4

Sem comentários:

Enviar um comentário