terça-feira, 7 de março de 2017

Loja do Futuro

Dado que na última aula foi dado o exemplo da Loja do futuro do Centro Tecnológico das Industrias Têxtil e do Vestuário – CITEVE e como conheço bem aquilo que é desenvolvido neste Centro Tecnológico, aqui fica mais detalhe a descrição da “Shop of the Future”.

A LOJA DO FUTURO (SHOP OF THE FUTURE), a funcionar nas instalações do CITEVE, serve como espaço demonstrador de um novo conceito de ponto de venda. Este espaço de demonstração é um dos resultados do PPS5 5 - ICT4Business, que faz parte do projeto mobilizador PT21 – Power Textiles Sec XXI, inserido no Pólo de Competitividade da Moda. O PT21 tem como objetivo englobar um conjunto de iniciativas de I&D de forte carácter coletivo e elevado efeito indutor e demonstrador, com o envolvimento central de empresas da fileira Têxtil e Vestuário, mas também de outros sectores da economia complementares.

Os resultados do projeto estão patentes no espaço LIVING SMART SHOP que disponibiliza de forma integrada todos os conceitos, experiências e tecnologias desenvolvidas no projeto e que serve de validação em contexto real e de demonstração dos vários desenvolvimentos, dos quais se destacam:

- Montra interativa para motivar a entrada do cliente na loja - capaz de reconhecer o género e a faixa etária dos clientes. Apresenta um catálogo contextualizado e permite interação com recurso a gestos.
- Prateleiras inteligentes baseadas na tecnologia RFID - disponibilizam informação adicional sobre os produtos expostos na loja. Reconhecem quais os artigos expostos, e quando algum artigo é levantado da prateleira é mostrada informação acerca desse artigo num ecrã.
- Cabine de prova inteligente com uma assistente virtual e dotada de "espelho mágico" - permite a simulação de prova de vestuário além de outras funcionalidades que motivam o cliente para a compra. Espaço que oferece uma experiência imersiva e interativa aos seus utilizadores, assente nas últimas tecnologias de áreas como visão por computador, computação gráfica e interação homem-máquina. Composto por uma assistente virtual que acompanha a experiência e um “espelho mágico” que permite o acesso ao catálogo de produtos e prova virtual de vestuário, qualquer utilizador poderá interagir com o espelho mágico, recorrendo apenas a gestos com os seus braços.
Personalização do produto em loja - Body Scanner - tecnologia de digitalização 3D, com a qual é possível obter cerca de 400 medidas do corpo humano em aproximadamente 10 segundos. Os clientes da loja têm a possibilidade de saber quais são as suas medidas corporais exatas e, desta forma, mais rapidamente podem escolher os modelos de vestuário que melhor se adaptam ao seu corpo. Os ajustes às peças também se tornam mais simples, sem que haja necessidade da pessoa vestir a peça. As empresas podem otimizar as tabelas de medidas e produzir vestuário mais adaptado às medidas dos seus clientes e conseguir uma maior satisfação do cliente.
Gestão inteligente da loja do futuro - Este sistema permite ao gestor de loja ter uma visão em “tempo real” do que está a acontecer na loja, e aceder a um conjunto de indicadores de negócio que apoiam a tomada de decisão na definição das novas coleções. Com base na tecnologia RFID ao nível do item, a solução permite a extração de um conjunto de indicadores de negócio que permitem a tomada de decisão na definição das novas coleções, na animação de loja, na programação de novas campanhas de comunicação ou na avaliação da performance de gamas específicas de produtos.
Interoperabilidade da loja do futuro - o sistema de interoperabilidade é a plataforma responsável pela troca de informação entre os diversos sistemas que compõem a “Loja do Futuro”. Esta plataforma deteta, por exemplo, a entrada e saída de cliente na loja ou provador, ou o movimento de peça das diferentes estantes inteligentes na loja. Esta informação, é depois enriquecida com dados relevantes, por exemplo, informação dos artigos como cores e tamanhos, e depois redirecionada para as várias aplicações segundo um workflow previamente definido. É através desta plataforma que a todas as aplicações interagem entre si na loja do futuro.

Em suma, este espaço permite promover a vivência da experiência na loja do futuro e ainda a comunicação do portfólio de novos serviços a assegurar pelos parceiros do projeto de forma concertada, numa lógica de apoio à implementação do conceito LOJA DO FUTURO aos potenciais clientes interessados.

Este foi um projeto cofinanciado pelo Sistema de Incentivo à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, no âmbito do Programa Operacional Fatores de Competitividade do QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional 2007-2013) e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, da União Europeia e teve o seguinte consórcio:
CITEVE, Centro de Computação Gráfica, Creativesystems, INESC-Porto, Ubisign, Tetribérica.

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