domingo, 31 de março de 2019

ASOS StyleMatch: o Shazam para moda

A loja de moda online ASOS (Ay-Sos), acrónimo de “As Seen On Screen”, foi lançada no ano 2000, tendo como inspiração a popularidade de filmes e séries de televisão que despertavam na audiência a vontade de comprar os produtos (decoração, guarda-roupa) que surgiam no ecrã. Nick Robertson, o fundador da ASOS, através da sua ligação à indústria do audiovisual descobriu que, por exemplo, a NBC recebia milhares de telefonemas de espectadores da série "Friends" que procuravam saber onde comprar as roupas usadas pela personagem Rachel Green ou onde se vendia a moldura pendurada na porta do apartamento de Monica Geller. Na altura, o Google tinha acabado de nascer, o Facebook ainda não existia e a Amazon era uma mera livraria.

Hoje em dia, a ASOS estendeu a sua atividade muito para além de reproduções do estilo das celebridades, tornando-se líder no mundo da moda digital, com quase 20 milhões de utilizadores ativos, sobretudo millennials. Ainda assim, a lógica “As Seen On Screen” mantém-se, mesmo que reinventada…




Seguindo outras "visual search tools" como a Pinterest Lens ou a Screenshop, apoiada por Kim Kardashian, a ASOS lançou a funcionalidade StyleMatch. Quando o utilizador faz upload de uma foto de um outfit ou visual usado por uma celebridade, influencer ou simplesmente alguém desconhecido que viu na rua, numa revista ou numa rede social, a StyleMatch devolve em poucos segundos resultados semelhantes a partir de uma base de 85,000 artigos que podem ser adquiridos na ASOS a preços bem mais convidativos do que os sugeridos pela Screenshop. Cerca de 30% das pesquisas do Google são por imagens, 80% dos contactos da ASOS com clientes são feitos via mobile, assim como 70% das encomendas. Apesar de estas "visual search tools" já existirem, esta é uma das primeiras detidas por uma loja online, a par com o eBay. Um verdadeiro "Shazam para moda"...


Promissores  são também os recentes desenvolvimentos promovidos pela Amazon Echo Look, uma nova funcionalidade da Alexa que através de algoritmos e machine learning aconselha os utilizadores sobre o look que devem usar, tornando possível por exemplo:
  • Perguntar à “Alexa o que acha do nosso look e obter dicas de styling
  • Comparar diferentes outfits e descobrir o que nos fica melhor com o Style Check
  • Refrescar o look com novos itens que combinem com os que já existem no armário

See, shoot, search and buy. And style: A próxima revolução no mundo da moda?

Fontes:

Sem comentários:

Enviar um comentário