sexta-feira, 22 de março de 2019

Blended Marketing, a fusão de dois mundos


O consumidor atual é multicanal, conecta-se e interage com uma marca não só através dos espaços físicos, como através dos vários canais digitais onde a pode encontrar. Com o rápido crescimento das compras online, o consenso geral é de que há uma menor probabilidade dos consumidores fazerem compras nas lojas físicas, preferindo percorrer um site, selecionar os produtos apenas com um “clique” e ter as suas compras à porta de sua casa em poucos dias.

Estando esta tendência a crescer em popularidade, torna-se imprescindível que todas as marcas usem o Blended Marketing – união das estratégias de marketing digital e marketing offline. Isto significa potenciar a presença da marca no mercado. O desafio passa por sincronizar as ações do marketing digital com o marketing tradicional de maneira a que uma estratégia não atropele a outra.

Aqui ficam alguns exemplos de campanhas originais e memoráveis, que proporcionaram uma experiência única ao cliente e, por conseguinte, obtiveram excelentes resultados.

#ShareaCoke

A campanha "Share a Coke" foi uma das campanhas de marketing que teve melhores resultados em toda a história da marca Coca-Cola. A título de exemplo, nos Estados Unidos esta campanha aumentou as vendas em 2% invertendo mais de 10 anos de declínio do seu consumo.
A marca comercializou as latas e garrafas de refrigerante com a inscrição dos nomes mais populares, e os consumidores eram encorajados a encontrar latas e garrafas com o seu nome, ou com o nome de alguém especial para si, e partilhá-las com amigos e familiares. Para além disto, os consumidores podiam partilhar as suas experiências e histórias nas redes sociais com a hashtag #ShareaCoke.
Através da personalização a Coca-Cola tornou o seu público no protagonista e encorajou-o a participar no enredo da história, envolvendo-o assim na sua campanha. Os resultados falam por si!

Um produto por um tweet


Outro exemplo de Blended Marketing foi a Tweet Shop que a marca Special K criou nas ruas de Londres, onde os utilizadores podiam adquirir os seus produtos a troco de um tweet. Basicamente, o que o consumidor precisava de fazer era escrever um tweet sobre a marca para poder receber um dos seus produtos. A Special K soube gerar ruído e deixar o seu cunho entre o público-alvo, recorrendo ao word-of-mouth mas ajustado ao mundo digital.

La Rioja no metro de Madrid

A agência de viagens online Destinia, em parceria com LaRioja Turismo, colocou cartazes nas estações de metro de Madrid com dispensadores com aromas da região – La Rioja – para que os transeuntes se recordassem ou ficassem a conhecer os mesmos. Ao interagirem com a publicidade, cheirando os diferentes aromas e identificando-os, os transeuntes partilhavam a solução nas redes sociais com o hashtag #viajaralariojana, podendo ser sorteados com umas férias no hotel de La Rioja.

A tua bateria por um Kit Kat


A campanha da marca de chocolate Kit Kat é um excelente exemplo de como fazer publicidade offline recorrendo ao digital de uma forma no mínimo diferente. O slogan “Have a break, have a Kit Kat” foi o mote para esta campanha, em que aos participantes, em troca de uma pausa do seu telemóvel, era oferecido um Kit Kat; apenas tinham de ceder toda a bateria do seu telemóvel. Podiam, mais tarde, partilhar esta experiencia nas redes sociais usando as hashtags #MiRespiro #MyBreak.

“Inspiration Day”


Kotex, uma empresa de higiene íntima feminina, realizou a primeira campanha feita através do Pinterest, usando o Blended Marketing. Na campanha “Inspiration Day”, a marca selecionou 50 utilizadoras do Pinterest e analisou os seus interesses, de seguida enviou-lhes uma caixa surpresa personalizada de acordo com os seus gostos. Apenas pediu que em troca partilhassem no Pinterest as fotografias do que continha a caixa surpresa. As selecionadas não só partilharam no Pinterest como também o fizeram noutras redes sociais como o Instagram, o Twitter e o Facebook. O alcance, tal como esperado, foi muito além das 50 participantes; tal pode ser confirmado nos segundos finais do vídeo.

E vocês, lembram-se de alguma campanha que tenha usado esta técnica de marketing? Teve impacto no vosso comportamento enquanto consumidores?

1 comentário:

  1. Excelente artigo, Carolina! Realmente o blended marketing é um tema que dá pano para mangas. Uma estratégia de marketing bem sucedida passa hoje em dia muitas vezes pelo blended marketing. Apesar da enorme importância do online, é importante considerar que a fusão com o offline dá às marcas um impulso determinante.
    Recordo-me de ver recentemente uma campanha da Nutela nos supermercados. Num expositor estão etiquetas Nutela com nomes de pessoas, convidando à participação através da criação das próprias etiquetas, através do website da Nutela, onde aliás é possível adicionar uma foto e um desenho. Depois é só esperar receber a sua etiqueta personalizada em casa! Claro que o tal expositor, super colorido, chamou a atenção dos meus filhos, que quiseram procurar os seus nomes, dos pais, dos svós, e assim ficámos junto à prateleira da Nutela pelo menos uns 5 minutos. Escusado será dizer que comprei um frasco lá para casa, para além de ter ido visitar a página para ver como funcionava a campanha, atualmente em vigor. Arrisco afirmar que sem a vertente offline da campanha, a mesma não teria o mesmo impacto.
    Também não é a primeira vez que no Brasil a Nutella recorre aos anúncios televisivos em campanhas blended, como a que foi lançada no final de 2017: “Tudo que é bom #CombinaComNutella”.
    Para finalizar, e estabelecendo um paralelismo com a última aula de Webmarketing, quero apenas realçar que o blended marketing é sem dúvida o caminho a adotar pelos brick-and-mortars, através de uma estratégia pull com vista a atrair e a fidelizar clientes.

    ResponderEliminar