quarta-feira, 17 de abril de 2019

O caso do marketplace Etsy: quando o marketing de conteúdo é bem aplicado

O site Etsy é um marketplace que oferece produtos vintages e manufaturados e busca seguir a tradição de feira de artesanato abertas, oferecendo aos vendedores "montras pessoais". De acordo com o Wikipedia, o Etsy obteve uma receita de US $ 603 milhões em 2018.

Mas como eles conseguiram consolidar o site e crescer a ponto de competir com a Amazon Handmade e o eBay?

Através de estratégias para marketplace e principalmente através do marketing de conteúdo. Além dos anúncios publicitários, pesquisar o mercado e marcar presença em alguns eventos, eles conseguiram gerar uma audiência de potenciais clientes e converter leads ao ensinar para os "sellers" como vender online.

 
Na prática qual foi a estratégia aplicada?

1- Segmentar o público que queriam alcançar: "pessoas comuns que queriam vender na internet e não sabiam como começar".

2- Oferecer conteúdo para cada etapa desse público. Incluindo palavras-chave no Keyword Planner (assim saberiam quantas pessoas estavam buscando pelo assunto)

3- Oferecer conteúdo específico e pedir para que cada leitor deixasse seu e-mail para receber mais materiais (um bom mailing na base de dados pode ser a alma do negócio).

4- Com esses contatos, o marketplace enviava e-mails com o objetivo de converter o leitor em um seller, ao mostrar os benefícios de disponibilizar produtos para vender no Etsy. Assim, o marketplace estruturou uma base de vendedores.

5- Investir em e-mail marketing: isso ajudava no "engagement" dos usuários com a plataforma, ao disponibilizar novos guias, vídeos, posts de blog, entre outros conteúdos.

Conclusão:
O caso da Etsy prova que, investir em conteúdo de qualidade e estabelecer uma proximidade com a comunidade é a melhor maneira de entregar valor para quem traz a receita.
Em uma entrevista em agosto de 2013, o CEO Chad Dickerson enfatizou a importância da interação humana e do significado da criatividade em relação à sua perspectiva sobre o Etsy. Dickerson descreveu o site como "uma plataforma que dá significado às pessoas, e uma oportunidade para validar sua arte, seu ofício", e depois de passar um tempo com os usuários do Etsy, Dickerson aprendeu que "todo o comércio é sobre interação humana real". Dickerson também forneceu um resumo de Etsy que é um reflexo adicional do ethos baseado na relação e no significado da empresa: "No final de cada transação, você obtém algo real de uma pessoa real. Há uma satisfação existencial em relação a isso."

Fontes:
https://en.wikipedia.org/wiki/Etsy
https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/maiores-marketplaces-se-consolidaram-na-internet/

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