terça-feira, 7 de maio de 2019

A Starbucks num mundo alternativo: Winterfell

A série 'Game of Thrones' é um dos maiores sucessos dos tempos de hoje. Tornou-se a série de drama mais premiada da história dos Emmy, mas também a série mais pirateada, entre muitos outros records. O sucesso chega a todo o lado, e mesmo aqueles que nunca viram a série, já tiveram pelo menos um par de amigos a tentar convencer a ver! Já na última temporada, a série não deixa de perder força, pelo contrário, a expectativa é enorme. Nesta reta final, todos os fãs estão atentos à série, provavelmente mais atentos que os responsáveis pela mesma. 
Neste último domingo, dia 5 de maio de 2019, estreou o quarto episódio da oitava e última temporada. A surpresa surge, quando no final do episódio (para aqueles que durante a visualização do episódio não repararam), a discussão não se foca no conteúdo do episódio ou na história propriamente dita, mas sim no copo de café da Starbucks que surge ao lado das personagens, numa cena em que os mesmos bebem de copos 'da época'.


Pois... a internet não esperou: 




Mas se por um lado as pessoas brincavam com o erro de produção, outros não consideravam que este erro fosse assim tão engraçado: 

"On the one hand, this is pretty funny. On the other hand, we waited nearly two years for this season. It's kind of shocking that something like this would slip through the cracks. To be fair, this is actually the least significant problem with Sunday's episode."



Pois, tal tumulto exigiu que os responsáveis reagissem a todos os memes que se iam produzindo. 



A forma mais relaxada e divertida como a página de Game of Thrones e Starbucks Coffe responderam permitiu alguma desvalorização do ocorrido, que à partida não tinha justificação. Os produtores souberam reconhecer o erro, mostrando uma posição humilde, relativizando a presença do copo de café moderno. Pois a Starbucks encontrou aqui uma oportunidade para não só fazer publicidade, mas também deixar que o buzz da internet o fizesse, pois até em Winterfell se bebe Starbucks!


Fontes: http://www.guinnessworldrecords.com/news/2017/7/game-of-thrones-10-records-deserving-of-the-iron-throne-481693 , https://www.forbes.com/sites/erikkain/2019/05/06/hbo-comments-on-that-game-of-thrones-starbucks-cup-mistake/#6ec51137df59 , https://www.highsnobiety.com/p/game-of-thrones-starbucks-reactions/

7 comentários:

  1. Olá Teresa! Que bem, tão em cima do acontecimento! Quando soube, vim logo ao blogue verificar se havia alguma partilha e...touché! Terá sido uma distração que pedia justificação do erro...ou terá sido mesmo de propósito? Inclino-me mais para a segunda hipótese, um pouco na linha do que a Starbucks faz nos seus cafés ao escrever de forma errada o nome dos clientes nos cups. E aqui está o mesmo cup a aparecer num episódio da série mais visionada dos últimos tempos como que "por engano"...pelo UGC que gerou, parece ter sido uma estratégia vencedora para ambas as marcas!

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    1. De facto, muitos utilizadores também concordam que a colocação do Starbucks cup durante o episódio pode ter sido mais intencional do que parece. Independentemente da intencionalidade, e tal como na forma errada que o nome dos clientes é escrito, a Starbucks conseguiu que se gerasse um autêntico buzz na internet, criada pelos utilizadores de forma 'gratuita'.

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  2. Curiosamente, nada comprova que o copo (quer tenha sido esquecido ou colocado de propósito) seja da Starbucks. Aliás, o diretor de fotografia da série, Hauke Ritcher, veio esclarecer que o copo seria de uma cafetaria local - "Segundo Ritcher, e primeiro que tudo, o copo não era do Starbucks, mas sim de uma cafetaria local de Banbridge, na Irlanda do Norte, perto dos locais de gravação." (https://24.sapo.pt/vida/artigos/afinal-nao-era-do-starbucks-guerra-dos-tronos-explica-copo-de-cafe-no-ultimo-episodio).

    Ora, este episódio, a ser verdade, mostra a importância da inovação e de as marcas serem pioneiras no lançamento de produtos/conceitos/etc. Se a cafetaria local, em vez de tentar ir ao encontro daquilo que a Starbucks faz, tivesse uns copos próprios e verdadeiramente distintos, todos os que acompanham a série (e mesmo quem não acompanha, como é o meu caso) teríamos ficado a conhecer essa cafetaria e esta poderia até tornar-se num ponto de passagem obrigatória para turistas fãs da série. Assim, quem acabou por ganhar com este "erro" foi a Starbucks, que vê o seu nome e imagem associados a uma das mais conhecidas séries dos últimos anos, sem fazer qualquer esforço ou investimento.

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    1. A Starbucks ganhou e como...! https://www.imagensdemarca.pt/artigo/game-of-thrones-traz-lucros-a-starbucks/?fbclid=IwAR3xLov8lJgiUEytsa6OryQ0bKSeXP3eVa407T_3mDLrMzGoRYjb84y7yr8

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    2. São números inacreditáveis! É impossível não ficar a dúvida entre ser um golpe de sorte ou um golpe de génio ...

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    3. Gonçalo, ainda não tinha visto que o copo não era da Starbucks! Concordo plenamente contigo, a Starbucks tendo sido rápida e pioneira permitiu com que a empresa obtivesse estes números !!! Isto sim é uma máquina gigante a trabalhar

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  3. Teresa, devo começar por elogiar o teu sentido de oportunidade! Confesso que vinha cá ao blog fazer um post sobre isto, mas já não vim a tempo...
    De facto é um caso de proporções impressionantes. Tal como o NewsHub lhe chamou, é "The Mother of Product Placements"- estima-se que tenha gerado cerca de 1 000 000 $ em publicidade gratuita! O que é ainda mais impressionante na medida em que "não está provado" que tenha sido propositado!
    Coincidência ou não, o facto é que a Starbucks é uma Marca já com uma certa tradição no que ao Product Placement diz respeito:
    - no grandioso filme "Fight Club", aparecendo, em cada frame do filme, uma cup da Starbucks;
    - no filme "Zoolander", um dos atores sugere a outro irem beber um "Orange Mocha Frappuccino" para se animarem;
    - no filme "The Devil Wears Prada", são várias vezes mostradas imagens em que a protagonista corre para o seu trabalho carregando cups de Starbucks (o que é, de resto, um fidelíssimo retrato da forma como boa parte dos consumidores "usam" a Starbucks). Além disso, neste caso em concreto, a Starbucks beneficiou da presença num filme onde estão presentes muitas outras grandes marcas;
    - no filme "You've Got Mail", os dois protagonistas conhecem-se numa Starbucks... o que é, de resto, um dos grandes valores que a Marca procura comunicar: o facto de ser uma "Third Place" entre casa e o trabalho, onde se pode socializar e, potencialmente, construir relações com outros.

    Fontes:
    http://qatarcultureclub.blogspot.com/2013/02/starbucks-and-product-placement.html
    https://trendjackers.com/7-genius-examples-of-product-placement/
    https://www.newshub.co.nz/home/entertainment/2019/05/starbucks-scores-mother-of-product-placements-as-cup-spotted-in-game-of-thrones-scene.html

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