quarta-feira, 22 de maio de 2019

Este é o primeiro dia do resto das nossas vidas!

Poderá uma jogada de marketing lançar de novo uma carreira?

O seu nome é João André, nome vulgar aos ouvidos dos portugueses, mas para a geração dos anos 90 o nome Kiko da série Morangos Com Açúcar é mais familiar. Morangos Com Açúcar foi a série de culto que agarrou uma geração à televisão e que tornou durante anos a TVI o canal predileto dos jovens portugueses. Esta série era baseada nas aventuras e no dia-a-dia dos adolescentes do Colégio da Barra, muito semelhante à série brasileira New Wave. Esta série durou vários anos e teve várias temporadas e foi rei das audiências.


Morangos Com Açúcar lançou assim vários atores para a ribalta e para o panorama nacional, surgindo nomes como Rita Pereira, Joana Duarte, Jessica Athayde, Claudia Vieira, Pedro Teixeira, Sara Prata e por diante, porém nem todos os atores conseguiram uma carreira sólida na televisão. Entre eles João André, segundo o ator João André que personificava Kiko na série, um jovem adolescente irreverente e selvagem, fez uma temporada e nunca mais foi chamado para uma aparência na televisão. Tornando-se desempregado sem qualquer fundamento ou aviso prévio, nas palavras de João André "O telefone deixou de tocar...". João André que esteve na ribalta durante a série afirmou que em presenças fazia cerca de 5000€ por fim de semana e afirma que hoje possivelmente não faz isso num ano. Infelizmente esta história de vida estende-se a mais atores que participaram na série.


Felizmente a carreira de João André pode estar a renascer das cinzas como uma fénix, e isto graças a quem?
A Carlos Coutinho Vilhena, comediante português que sendo um filho da geração de 90, recorda todas as personagens desta série e certo dia deparou-se com o "Kiko" quando pediu uma pizza para sua casa. Exatamente "Kiko" era nessa altura estafeta e entregava pizzas para sobreviver. Carlos Coutinho Vilhena teve a brilhante ideia de gravar um documentário no Youtube sobre esta história de vida e usar o exemplo de João André e demonstrar a todo o mundo como estas carreiras prematuras podem ser a "morte do artista". Durante o documentário intitulado "O resto da tua vida" que está disponível no Youtube, Carlos Coutinho Vilhena junta-se a João André e conta-nos os bastidores da série, a vida pessoal de João André, aventuras, momentos humorísticos e até o reencontro com personagens antigas da série Morangos Com Açúcar.


Este documentário tornou-se altamente viral tanto no Youtube como nas redes sociais de Carlos Coutinho Vilhena e João André que "explodiram", esta jogada de marketing levou já de volta João André à televisão para entrevistas nas manhãs do Goucha como ao 5 Para a Meia Noite. Pois bem, aquela que podia ser uma vida sem voltar à ribalta, passou dos 0 aos 100 com a entrega de uma pizza. A vida tem destas coisas, e este lado humano demonstrado no documentário e esta caminhada para o sucesso prende o espectador e faz com que todos os filhos dos anos 90 queiram verdadeiramente o sucesso de João André.


A estratégia adotada foi a publicação periódica dos episódios do documentário no Youtube, que tem estado nas tendências e no top 3 de Portugal sempre que surge um novo episódio. E não fica por aqui a aposta nas redes sociais, principalmente no Instagram tem sido muito forte onde o número de likes nas publicações de Carlos Coutinho Vilhena que anteriormente tinha uma média de 8 mil likes, passou em semanas para os 40 mil. Isto tudo devido ao engagement desta geração dos 90 e dos mais novos que seguem o humorista. Já João André que antes do documentário tinha 2 mil seguidores tem agora 74 mil.


E desta forma aquilo que considero das melhores jogadas de marketing nacional, podem ter salvo a vida de João André. E ajudado Carlos Coutinho Vilhena a um maior reconhecimento e solidificação da sua carreira.

Deixo-vos o documentário para todos os da escola dos 90 😉

Episódio 1:
https://www.youtube.com/watch?v=nmr_u_dDfAQ
Episódio 2:
https://www.youtube.com/watch?v=o5IJz650f44&t=1s
Episódio 3:
https://www.youtube.com/watch?v=aZfyLcahS2g&t=252s
Episódio 4:
https://www.youtube.com/watch?v=CToeztVirTA
Episódio 5:
https://www.youtube.com/watch?v=G5Wc0mc6NIo

4 comentários:

  1. Boa Ivo! Sigo a “série” com os meus amigos “da escola dos 90” e nunca me tinha lembrado de vir aqui partilhar.

    Realmente, por já ser seguidora do humorista tive conhecimento deste documentário e comecei a acompanhar a história do João André, com alguma nostalgia até. E é este o principal fator de sucesso, na minha opinião. A capacidade de trazer à memória uma figura tão próxima de tantos jovens, tendo, no fundo, conhecimento que afinal não é tudo como pensamos/imaginamos e que, estes atores saídos dos Morangos não se transformam todos em “Rita’s Pereira” e “Pedro’s Teixeira”. Pelo exposto considero então ser uma estratégia de marketing extraordinária (pela proximidade emocional e até digital com que nos chega), até porque tem apresentado resultados a olhos vistos (números de seguidores e reaparecimento do ator nos media).

    Contudo, e por outro lado, sei de amigos, também desta geração, que não encaram este documentário com “boa cara”, por considerarem uma estratégia de marketing “enganadora”. Todo o bluff feito à volta dos vários episódios que vão surgindo (quando p. ex. anunciaram a suspensão da série por ilegalidades nomeadamente no que respeita aos direitos de autor) e mesmo quanto à veracidade do conteúdo mostrado (por considerarem ser demasiado “feito” e não genuíno como eles querem transparecer). Fatores que podem então suscitar a dúvida e colocar em causa o real objetivo desta estratégia.

    Ainda assim, não deixa de ser uma estratégia genial de relançamento de uma carreira esquecida!

    Vamos esperar para ver se realmente o Kiko vai integrar o elenco de uma próxima novela.

    ResponderEliminar
  2. Olá Ivo, já sentíamos a falta dos seus posts inspiradores! O Kiko era namorado da Sara Prata, certo? E irmão do Gil e do Tiago, que namorava com a Joana Duarte? A Mariana Monteiro também entrou nesta temporada segundo me lembro...como vê, são muitos anos disto, digamos que por interpostas criaturinhas da geração Morangos ;) de facto, ainda se interrogam os marketers sobre como captar a atenção dos Millennials portugueses...! Concordo, grande estratégia de Marketing: acaba por ser um fantástico storytelling (embora concorde com a Helena, será autêntico ou algo fake?), com conteúdos que geram engagement emocional (ex personagem da série), com potencial para se tornar viral, já que diz muito à enorme e fiel "tribo" geração Morangos! E claro, como refere a Helena, nada melhor para criar engagement do que a nostalgia dos anos 90, quando não havia Netflix nem "maratonas" de séries, e o mundo podia desabar, mas às seis e meia lá estavam os fãs dos Morangos à frente do ecrã para mais um episódio...Genial! GoT, roi-te de inveja! ;)

    ResponderEliminar
  3. Muito bom post, Ivo!

    Estou a acompanhar a série e a adorar. Confesso que quando o vídeo apareceu nas minhas sugestões do youtube não tive logo curiosidade para ver. O título e a imagem de apresentação fizeram-me pensar que seria um remake da música "O resto da tua vida", contudo com todas as partilhas e referências no Instagram e Twitter, quem é que consegue ficar indiferente?
    Vi e rendi-me às evidências, está simplesmente genial. Nota-se que foi tudo bem pensado, desde o guião, à escolha das músicas, às "personagens" que aparecem ao longo da série até à forma como Carlos Coutinho Vilhena se dirige aos ouvintes.
    Sei que estamos há algum tempo a assistir ao crescente impacto dos “digital influencers”, no entanto acredito que esta série vai além de tudo o que já vimos, uma vez que atua em diferentes dimensões. Trata-se da criação de conteúdo, com impacto na vida profissional e pessoal de alguém.
    O facto de criar a sensação de ser “enganador” é só mais uma prova da qualidade do conteúdo, pois gera ainda mais “burburinho” à volta da série. A verdade é que sabemos que a série foi pensada e escrita pelos 2 e que, independentemente do conteúdo corresponder 100% à realidade, está provado que ainda há muito por ver!

    ResponderEliminar
  4. Bom post Ivo!!

    Acompanho a série e posso dizer que sou grande fã. O guião é genial, está tudo muito bem pensado e conseguido. E de facto o João André está já a renascer das cinzas.
    O toque pessoal de Carlos Coutinho Vilhena é de extrema grandiosidade. Ainda que sem dar-se conta está a ajudar alguém cuja carreira esteve no auge e estava agora no nada. Ao mesmo tempo é ótima estratégia de marketing para si próprio, que tal como disseste ganhou imensos seguidores e notoriedade. Quem ainda não o conhecia acabou por passar a conhecer com "O Resto da Tua Vida". Os seus espetáculos enquanto humurista esgotam em momentos e cada vez terá tendência a crescer mais.
    A maior estratégia contudo, pareceu-me ser a pausa por ele anunciada para o lançamento do episódio 5. Quando o público chorava por mais um episódio da sua série favorita, Carlos anunciou o fim da série nas suas redes sociais devido a problemas de direitos de autor. A verdade é que enganou até o próprio João André para que tudo parecesse o mais real possível aos olhos do público. O golpe estratégico acabou por ser revelado no 5 para a Meia Noite, com Filomena Cautela na RTP1.
    A estratégia rendeu-lhes mais seguidores e ainda mais buzz nas redes sociais e no mundo da internet.

    Conseguiram assim prender ainda mais o seu público. Que agora espera ansiosamente pelo episódio 6!
    É genial o Carlos Coutinho Vilhena e toda esta ideia!

    ResponderEliminar