sábado, 1 de junho de 2019

French Fried Competition

Cadeias de fast food como o McDonald's, o KFC e o Burguer King são já conhecidos pelo seu talented marketing.
Aliás, como alguns dos posts deste blog demonstram, têm uma capacidade sobre-humana de marcar a diferença e responder rapidamente com campanhas de marketing e publicidade inovadoras.
SPOILER ALERT: Este post não vai provar o contrário.


burger king encourages users to 'burn' rival ads in augmented reality campaign

De facto, a equipa de marketing do Burguer King (BK) desenvolveu uma app que aplica a tecnologia de realidade aumentada (RA) para os utilizadores “incendiarem” a concorrência em troca de um hambúrguer Whopper grátis no BK mais próximo.
A campanha "Burn That Add" tem como objetivo fazer sobressair a marca num mercado tão indiferenciado como é o de fast food, onde a competição pelo preço já não é um grande fator de distinção.


Depois de inovações como o Free Refill, o BK continua marcar a diferença pela originalidade. Desta vez, através do uso das inovações no campo das novas tecnologias para que, de maneira interativa, os consumidores consigam hambúrgueres grátis em troca de uma amostra de lealdade.
A campanha brasileira desenvolvida pela agência DAVID São Paulo, procurava aumentar, além da notoriedade da marca, o tráfego de users da App do BK. A funcionalidade de RA pretende promover também o serviço BK Express: que permite aos consumidores efetuar o seu pedido antes de chegar a loja para evitarem filas de espera; elevando o conceito de fast food a um novo patamar.


Resultado de imagem para bk express

"Technology as a means to provide the best customer experience is one of our main investment targets in 2019” Ariel Grunkraut, Diretor de Marketing e Vendas do BK Brasil.


Em dezembro de 2018 a marca de fast food já tinha desafiado agressivamente a concorrência ao lançar uma campanha nos EUA que consistia na oferta de whoppers a um cêntimo.
A questão é que, para conseguir este preço, o consumidor teria de fazer o pedido através da App do BK enquanto se encontrava perto ou dentro de um McDonald's.


Esta campanha foi obra da agência FCB New York e segundo as palavras de Marcelo Pascoa - Head of Global Brand Marketing; foi a própria agência que abordou a marca com a proposta para esta campanha arrojada.
Geofencing foi a tecnologia aplicada para criar esta marketing stunt. O voucher era desbloqueado se o consumidor se encontrasse a cerca de 180 metros de um McDonald's ou dentro do próprio restaurante. 

Burger King is offering a Whopper for a penny when ordered on its app near McDonald's

O objetivo era, mais uma vez, encorajar o uso da App e impor a assinatura da marca. Mission Accomplished com o download da app feito em cerca de 5.9 milhões de dispositivos, de acordo com o BK.
O facto da campanha durar apenas durante uma semana impulsionou os clientes a agarrarem-na o mais rápido possível. Este tipo de descontos, as limited time offers criam a sensação de oportunidade única na mente do consumidor e como tal, podem ampliar o buzz gerado.

Relembro que em 2016 o BK desafiou a McDonald's com uma carta cómica. Esta iniciativa valeu-lhes não só o enorme buzz gerado, mas ainda o prémio Grand Prix no Festival Internacional de Cannes Lion na categoria Creativity's Print &Publishing.
A campanha McWhopper tinha como mote chegar a um acordo de tréguas através da fusão dos simbólicos Big Mac e Whopper.
Pessoalmente, mal posso esperar pelos próximos avanços deste Game of Burguers ou Onions and Thrones. Onde um lado ganha claramente mais terreno, sem dragões, mas com grills.

Fontes:
https://www.designboom.com/technology/burger-king-burn-that-ad-free-whopper-virtual-reality

1 comentário:

  1. Exemplo claro de uma marca a tentar ter impacto junto dos seus consumidores, através de ataques constantes à concorrência...

    Acredito que hajam dois tipos de interpretações face a estas campanhas. Por um lado, o tipo de consumidores que "entra" no plano, não com o objetivo direto de prejudicar a outra marca (apesar de o fazer), mas para usufruir das vantagens que a campanha oferece, e, por outro lado, o tipo de consumidores mais críticos que não se revêm neste tipo de comportamentos (chegando a concorrência a ganhar?).

    A meu ver, e dada a importância exponencial que a alimentação saudável tem tido (diminuindo os fãs da comida fast food), as marcas sentem cada vez mais a necessidade de (re)conquistar consumidores e, por vezes, não olham a meios para o conseguirem.

    ResponderEliminar