domingo, 2 de junho de 2019

#FyreFraud

Se ainda não ouviram falar sobre o festival mais polémico dos últimos anos então esta é a grande oportunidade!

De forma muito resumida e com muito poucos spoilers, imaginem um festival numa ilha paradisíaca, recheado de modelos e celebridades, comida gourmet e luxuosas villas. Agora imaginem chegar ao evento e depararem-se com colchões encharcados, comida de avião, sem eletricidade e sem infraestruturas preparadas para o receber.
Conseguem imaginar? Pois, milhares de pessoas viveram esse pesadelo naquela que foi considerada uma das maiores fraudes do ano 2017, o Fyre Festival.

Foi em 2016 em plena Web Summit que Billy McFarland e Ja Rule anunciaram a realização de um festival que iria acontecer numa ilha paradísica, antiga propriedade de Pablo Escobar, o Fyre Festival. Inicialmente, o festival foi concebido para promover a aplicação da marca, a Fyre App, uma plataforma desenvolvida para possibilitar maior acessibilidade no processo de contratação de artistas para eventos.

Para Billy McFarland, o fundador e CEO de Fyre Media, fazia sentido investir numa forte promoção do evento, o que conduziu à contratação de inúmeras modelos para fazerem parte do anúncio original, no sentido de criar a ideia de uma experiência única e imperdível, com cenários paradisíacos e acompanhados das mulheres mais bonitas do momento.

Em paralelo com a divulgação do vídeo promocional, o Instagram foi inundado com quadrados laranja associados ao hashtag #fyrefestival. Partilhado por conhecidos influencers por todo o mundo, esta imagem icónica despertou o interesse de milhares de consumidores.

Pela sua forte presença nas redes sociais, apenas 48h após a abertura da bilheteria, os bilhetes milionários (preços entre 400 e 1200 dólares) para o evento já estavam esgotados. Contudo, apesar da intensa divulgação e partilha de vídeos e imagens alusivas ao festival, esta estratégia de marketing ocorreu antes do festival começar a ter um planeamento sólido e organização estruturada

Contrariamente ao plano de marketing e comunicação extremamente bem estruturados e delineados, o plano de organização seguiu um caminho totalmente distinto e dias antes do evento ter lugar não havia infraestruturas preparadas para receber os festivaleiros nem estavam asseguradas as condições para o evento decorrer nos tramites anunciados.

Na verdade, o festival foi criado unicamente pelas redes sociais mas também foi destruído pelas mesmas, uma vez que mal os festivaleiros se a perceberam que nada do que tinha sido prometido ia ser cumprido, começaram os primeiros tweets e a partilha das primeiras imagens que mostravam as condições deploráveis em que se encontravam. Colchões encharcados, comida de avião e sem condições sanitárias.

Este desfecho permite refletir que apesar de toda a orquestra digital ter funcionado de forma exemplar, o grande problema surge porque o evento não proporcionou a experiência vendida. Este é um exemplo perfeito para perceber quais as consequências da falta de sintonia entre os vários departamentos, nomeadamente o marketing e as outras vertentes do negócio.
Não obstante de toda polémica envolvente, este caso permitiu validar a ideia de que o marketing digital se for estrategicamente utilizado, é e deve ser um pilar para impulsionar e divulgar qualquer negócio ou evento, uma vez que permite alcançar e influenciar um grande número de pessoas.
Contudo, é importante compreender que o marketing digital isoladamente é apenas uma ferramenta e deve sim ser vista como parte integrante de um diversificado leque de departamentos que em conjunto permitem o sucesso de um negócio, evento e/ou organização.

E vocês? O que fariam de diferente para evitar este final trágico?

Fontes:

3 comentários:

  1. Esta é a prova que o marketing sozinho não faz o trabalho! As operações têm de estar alinhadas com o mesmo. A verdade é que, quando assim o estão, nem sempre damos por elas e não são um fator diferenciador, mas, quando não estão, podem destruir todo o trabalho e esforços da empresa/evento.

    Tal como o mundo digital ajudou na divulgação massiva, também ajudou à posteriori a denegrir ainda mais a imagem do festival.

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  2. Este festival teve tudo para dar certo desde o início, contudo na minha opinião o que falhou foi a falta de delegação de tarefas e não ter um plano operacional bem delegado.

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  3. Este festival foi um verdadeiro "fogo" de vista!
    Tive oportunidade de ver o documentário da Netflix (o qual recomendo vivamente) que descreve muito bem o que ocorreu.
    Com o digital a ganhar mais peso e relevância, é muito fácil criar uma narrativa e gerar engagement, mesmo que isso não corresponda à realidade. Verdadeiras fake news.
    Resultado: falhou o planeamento e logística, não correspondendo à promessa que foi gerada na intensiva campanha de marketing. Não se deve mesmo prometer o que não pode ser cumprido.

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