quarta-feira, 25 de março de 2020

Bolsonaro e seu pronunciamento provoca indignação nas redes sociais.

Nesta terça-feira (25/03),o presidente do Brasil fez um pronunciamento em rede nacional. Bolsonaro criticou o fechamento das escolas e volta a atacar a imprensa por "espalhar o pavor" do novo Coronavírus no país. Menciona em seu discurso que o vírus é apenas uma "gripezinha" e que isolamento social deve ser cancelado.

O presidente avaliou que o coronavírus brevemente irá passar e pregou o fim das restrições impostas pelos estados, mesmo com recomendações contrárias do Ministério da saúde. Jair Bolsonaro menciona: "Nossa vida tem que continuar, os empregos devem ser mantidos, o sustento das famílias deve ser preservado. Devemos sim, voltar a normalidade".

Em editorial, o jornal espanhol "El País" analisa como a América Latina lida com a pandemia e afirma que Bolsonaro "é o pior caso" entre alguns líderes da região que tentam minimizar a situação. Para o diário, o presidente está mais preocupado com a briga política com os governadores de São Paulo e do Rio – estados que concentram 60% dos casos de coronavirus do Brasil – do que com os riscos da pandemia.

Devido a este acontecimento, foram registrados vários "panelaços" em diversas grandes cidades do país, manifestando a indignação dos brasileiros contra o presidente. Além da hashtag "#Fiqueemcasa", o Brasil agora aclama, mais do que nunca, "#ForaBolsonaro". Este tem sido o assunto mais comentado nas redes sociais de todo o país. O poder das redes sociais é incrível!

A falta de empatia do presidente, o desrespeito pelo grupo de risco e famílias que já perderam algum ente querido pelo Coronavírus, são assuntos mais recorrentes e alvos de debate no Twitter, Facebook e Instagram, que divide muitas opiniões! Outro questionamento que as pessoas estão se fazendo, se esse posicionamento seria uma estratégia de marketing, visando estratégias futuras.

Fontes:
https://politica.estadao.com.br/noticias/geral,apos-pronunciamento-bolsonaro-e-alvo-de-mais-um-panelaco,70003246638
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/03/25/incendiario-inacreditavel-e-contraditorio-imprensa-europeia-analisa-pronunciamento-de-bolsonaro-sobre-coronavirus.ghtml

1 comentário:

  1. Olá Sueli!
    Através do Twittter tenho vindo a saber das atrocidades que o Presidente Jair Bolsonaro tem dito relativamente à pandemia. É de facto revoltante ver que para esse senhor tudo é mais importante do que zelar pela saúde do povo brasileiro.
    Ao mesmo tempo, tenho assistido ao poder avassalador que as pessoas têm nas redes sociais e como elas têm a capacidade de fazer com que grande empresas como o Youtube e o Twitter tomem atitudes. Temos como exemplo o facto de, por causa da pressão dos brasileiros, o Twitter ter apagado tweets tanto da família de Jair Bolsonaro como de Silas Malafaia que incentivavam as pessoas a sair de casa e a não fazer quarentena. Para além disso, o Twitter incluiu nos seus critérios de exclusão que são excluídos da rede social os tweets que "forem contra as informações de saúde pública direcionadas por fontes oficiais e que possam colocar as pessoas em maior risco de transmitir Covd-19".

    ResponderEliminar