quinta-feira, 30 de abril de 2020

A Curva dos Produtos

A pandemia do coronavírus provocou várias mudanças no nosso quotidiano e cada um procurou e procura a melhor forma de se adaptar.
Ao estarmos confinados em casa, os nossos bens essenciais e/ou as nossas prioridades mudaram. Por exemplo, os aparelhos tecnológicos passaram a ser uma necessidade devido às exigências do teletrabalho e da escola online, enquanto que secalhar aquele casaco que tanto queríamos e estávamos a planear comprar, desceu no ranking da nossa wishlist.
Como temos observado, e até foi abordado noutros posts aqui no blog, o e-commerce está a ter um crescimento exponencial. Devido a estas novas medidas de distanciamento e ao encerramento dos estabelecimentos, o e-commerce tornou-se uma ferramenta que permite às pessoas continuarem a comprar sem saírem de casa.
A Visual Capitalist fez uma análise e representação dos top 10 produtos que registaram um elevado crescimento e no sentido oposto, aqueles que mais decresceram em termos de vendas (março 2020 vs março 2019, nos EUA).


Parece haver uma tendência de compra para produtos alimentares e de higiene, ou relacionados com a saúde e com a atividade física. É de facto engraçado, como a seguir ao boom das luvas vêm as máquinas de fazer pão. Muitas pessoas estão a aproveitar para dedicar-se mais à culinária, até mesmo só como passatempo, e o que não faltam são dicas de receitas. Para tentar contornar um pouco o "sedentarismo obrigatório", são muitos aqueles que estão a aproveitar para praticar exercício físico em casa, daí a compra dos pesos, como tentativa de contornar as não idas ao ginásio.
O cancelamento de inúmeras viagens, férias e eventos com grandes aglomerados justificam facilmente o declínio das vendas de certos produtos. As malas de viagens, roupas de banho, máquinas fotográficas, roupas formais (por exemplo, de casamento) e acessórios de festas registaram uma grande quebra comparativamente ao passado.
É possível que no futuro se mantenha um pensamento mais cauteloso em relação à compra. Abandonar o supérfluo e o consumismo e entrar numa onda mais focada no essencial e no minimalismo. Será?


1 comentário:

  1. Olá Rita,
    Devo confessar que sou a prova viva deste estudo! Aqui em casa estamos a tentar conciliar o facto de fazer bolos (quase todos os dias) e o exercício físico. Acho que ainda podemos melhorar um bocadinho, mas por isso mesmo é que a compra de uma balança está em último na minha 'wishlist'. :)

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