terça-feira, 16 de março de 2021

FC Porto: um grande passo nos relvados e outro no comércio eletrónico

Na semana passada, o FC Porto eliminou a equipa italiana Juventus num jogo a contar para a Liga dos Campeões, seguindo, assim, para os quartos de final da prova milionária. É sabido que as vitórias nestes jogos resultam em grandes encaixes financeiros para os clubes. No entanto, desta vez, teve grandes efeitos nas vendas da loja online do FC Porto.

Nas duas horas seguintes ao jogo, registou-se um pico de vendas apenas comparado com o período de Natal. Metade das camisolas encomendadas tinha estampado o nome de dois dos melhores jogadores da partida: Pepe e Sérgio Oliveira. Para além disso, 20 % das encomendas foram feitas por italianos.

A somar a isto, as redes sociais do FC Porto também registaram vários recordes quer ao nível de seguidores, quer ao nível de visualizações.

Este crescimento das vendas online do clube fez com que os produtos oficiais da FC Porto Store passassem a estar disponíveis na Amazon. Este gigante do comércio eletrónico é onde “os adeptos procuram tudo relacionado com os seus clubes”, pelo que esta parceria é uma grande aposta no comércio digital, alargando o leque de opções, reforçando os seus marketplaces digitais e chegando a ainda mais público, um pouco por todo o mundo.

Como podemos ver, a estratégia e o timing para a lançar foram muito bem pensados. O FC Porto acabou por usar o maior palco de futebol do mundo para se mostrar a nível desportivo e, por consequência, aproveitou para arranjar novas formas de fazer negócio com os novos públicos.

Assim, parece-me muito importante para as estratégias de marketing dos clubes ter em conta o adversário, nomeadamente, quando vão jogar em países estrangeiros, de forma a explorar novos mercados que não conheçam a equipa muito bem. Da mesma forma que os italianos mostraram interesse nos artigos do FC Porto, isso pode acontecer noutras ocasiões. Talvez sugeria até direcionarem, ao nível do marketing digital, algumas publicações das redes sociais para as cidades que os vão receber. E tem uma grande vantagem: a campanha criada pode ser gerida conforme a exibição da equipa, por exemplo, alavancando-a caso um determinado jogador faça um excelente jogo.

O que acham sobre isto? E sobre a parceria do FC Porto com a Amazon?

Fonte 1 | Fonte 2

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