sexta-feira, 26 de março de 2021

Licor Beirão realça o valor da roupa poveira

A estilista norte americana, Tory Burch, lançou recentemente uma peça de roupa de 695€ que gerou grande polémica nas redes sociais, levando à indignação dos portugueses: uma camisola semelhante à dos pescadores de Póvoa de Varzim, que custa 30€. Segundo a estilista, esta inspirou-se na cultura mexicana, mas as semelhanças com a peça de artesanato tradicional portuguesa não deixam quaisquer dúvidas de que se trata de plágio e de apropriação cultural (“apropriação de elementos culturais por alguém externo a essa mesma cultura, muitas vezes para fins lucrativos.”)

Na verdade, já não é a primeira vez que Tory Burch não reconhece a verdadeira origem das peças de roupa, e o Licor Beirão aproveitou a oportunidade fazendo uma publicação no Instagram com a descrição: “Um brinde às coisas que são únicas…e nossas. Como a camisola poveira e o Licor Beirão!” Sem dúvida que este é um excelente exemplo de Marketing relacional com um timing perfeito, não acham?


2 comentários:

  1. Olá, Adriana!
    Sem dúvida, mais uma vez a Licor Beirão consegue transformar um assunto do quotidiano noticioso numa publicação com muito impacto perante o público. Para além do sentido de humor e do timing excelente, ainda consegue fazer um paralelismo com o próprio produto que a marca oferece: a expressão “coisas que são únicas…e nossas” demonstra os pontos em comum tanto do licor como da camisola, ou seja, ambas inimitáveis e portuguesas.
    A Licor Beirão já nos habituou a uma rapidez e timing perfeitos, sendo um dos grandes exemplos em Portugal a fazer este tipo de conteúdos de marketing de oportunidades. Também consegue transformar notícias menos boas em posts engraçados. Lembro-me perfeitamente da primeira vez que reparei neste tipo de comunicação por parte da marca. Em 2016, durante um jogo de futebol entre Portugal e Inglaterra, o avançado inglês Harry Kane foi alvo de uma entrada perigosa que valeu o cartão vermelho ao português Bruno Alves. Nos placards laterais, por coincidência, estava a aparecer um anúncio da Licor Beirão. A marca lançou logo um vídeo onde, através de uma carta, pedia desculpas pela jogada e convidava o jogador inglês a conhecer outra forma de saborear Portugal, através do envio de uma garrafa do licor. Desde então que sigo com atenção a comunicação da Licor Beirão.

    Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=g__jPchwogI

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    1. Olá Rodrigo!

      Obrigada pela partilha!

      Achei que seria interessante partilhar com a turma a brilhante resposta do Licor Beirão, porque as empresas cada vez mais utilizam os assuntos do quotidiano para divulgarem os seus produtos, e aproximarem-se dos seus consumidores que, com este tipo de publicidade, se sentem mais à vontade para interagir. A Bordallo Pinheiro também já reagiu à cópia da designer Tory Burch que, na sua coleção de loiças de mesa, possui peças parecidas à marca de cerâmicas portuguesa, mas com uma diferença: os preços absurdamente mais elevados.

      Concluindo, as empresas, utilizando este tipo de Marketing de oportunidade, conseguem obter uma maior visibilidade, ficando na memória dos seus consumidores (tal como aconteceu contigo, que nunca mais te esqueceste do vídeo do Licor Beirão de 2016). É caso para dizer que, saber aproveitar as oportunidades e atuar no momento certo com um pouco de criatividade, autenticidade e irreverência, as empresas conseguem um maior envolvimento com o público, construindo uma presença digital forte.

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