segunda-feira, 31 de maio de 2021

KFC criou uma consola de gaming que mantém o frango quente!

Sim, é verdade. A KFC seguiu com uma campanha que nasceu de uma "brincadeira" nas redes sociais para criar uma consola de jogos que permitisse manter o frango frito quente e pronto para comer durante as sessões de jogo. O KFConsole possui uma "câmara de frango" embutida e foi desenvolvido com a Cooler Master, de acordo com um anúncio.


A Cooler Master foi o parceiro escolhido para o desenvolvimento da consola e agora a KFC está a pedir aos seus clientes que se mantenham atualizados sobre a disponibilidade do KFConsole. E é aqui que vemos a estratégia de marketing a funcionar verdadeiramente e como querem expandir o seu branding com esta campanha ao terem anunciado que todas as novidades sobre esta consola serão dadas exclusivamente num novo canal dedicado ao tema do Gaming chamado KFC Gaming no Twitter.



O KFC provocou o tema da KFConsole pela primeira vez a 11 de junho de 2020, tornando-se viral no Twitter. O canal KFC Gaming Twitter gerou 11 milhões de visualizações orgânicas em todo o mundo com o anúncio, mas agora a marca parece estar dando continuidade à entrega de um produto.

Quando o KFC provocou pela primeira vez o tema do KFConsole no verão passado, muitos presumiram que a rede Yum Brands estava a brincar sobre o desenvolvimento de um dispositivo de jogo com uma câmara embutida para manter o frango quente. Com o contexto da pandemia as pessoas viram-se a passar mais tempo em casa a jogar, e foi nesta altura que a Sony e a Microsoft também se preparavam para aumentar as promoções para as suas novas consolas ao fim de sete anos. Mas foi neste contexto, que o KFC gerou um burburinho online com a provocação, e agora procura mesmo construir sobre este hype com o lançamento de uma consola verdadeira criado com o Cooler Master - embora não haja ainda muitos detalhes sobre a forma de a adquirir.

A KFC está entre os profissionais de marketing que quiseram aproveitar o crescente crescimento do fenómeno do gaming com a sua marca. Outro exemplo é a Bud Light que lançou em novembro o BL6, um dispositivo de jogos em forma de embalagem de seis cervejas e que vinha com dois koozies integrados para manter as bebidas geladas. A marca de cerveja ofereceu o hardware num leilão online, doando os lucros para uma instituição de caridade para ajudar os trabalhadores de restaurantes deslocados pela pandemia. O Philadelphia Cream Cheese da Kraft Heinz também lançou uma campanha para seu kit Philly Series 5, uma versão simulada do PlayStation 5 que descreveu como um "avanço impressionante na tecnologia de cheesecake."


A introdução do KFConsole pela KFC é outro sinal de como a rede de restaurantes conseguiu gerar publicidade por meio de um marketing muito fora do comum. No final de 2020, o KFC recebeu grande atenção dos média com a estreia de um filme de 15 minutos produzido em colaboração da Lifetime, um canal conhecido pelos seus filmes melodramáticos. "A Recipe For Seduction" estrelou Mario Lopez como o mascote da marca KFC, Coronel Harland Sanders, numa paródia de um filme original da vida que se concentrava num caso de amor ardente e intrigantes membros da família - junto com muitas menções ao seus famoso frango frito.


Talvez a consola em si e a qualidade que esta terá para ser um verdadeiro concorrente no mundo do gaming seja bastante questionável, mas podemos concordar que, pelo menos, toda esta campanha de marketing e furor que se tem criado nas redes sociais fosse talvez tudo o que o KFC procurava para encontrar uma nova forma de viralizar e se destacar no meio das concorrentes das cadeias de Fast Food e mostrando aos clientes que as suas preces, sobre as formas inimagináveis que podem degustar o seu delicioso frango frito, são verdadeiramente ouvidas.

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