sexta-feira, 21 de maio de 2021

O Conceito de Blended Marketing

O digital veio para ficar, mas será que as estratégias deverão passar sempre pela digitalização pura?

A resposta é que nem tudo pode ser digital, como, por exemplo, a área dos serviços onde em determinados contextos a interação/processo de aquisição têm que ser presenciais.

Afinal o que é o blended?

As duas lógicas, online e off line, podem contribuir para uma estratégia integrada seja de fora para dentro, como de dentro para fora. Na estratégia de fora para dentro, as empresas vão analisar os clientes, concorrência e fornecedores e até inovação de forma a adaptar os recursos existentes e assim melhor responder aos desafios diários. Na lógica contrária, vão procurar oferecer produtos/serviços de valor acrescentado, com carácter único ou raro que respondem quer ao seu público-alvo e restantes consumidores, como a contextos emergentes (ex-: a sustentabilidade ambiental). Quando reunimos os benefícios das duas formas de ação temos aquilo que poderemos designar como uma abordagem blended, ou estratégia integrada. O blended marketing é isso mesmo: tornar o processo de compra integrado com meios/ferramentas digitais na sua interconexão com o espaço/contexto offline para geração de leads.  A vantagem que o meio digital, acompanhada pela aceleração tecnológica de equipamentos informáticos, melhor internet e comunicação móvel, veio trazer é a real possibilidade de customização das mensagens e a capacidade de uma resposta clara e direcionada ao público alvo das marcas.


Atentemos agora às principais diferenças entre o off-line e on-line, para que deste modo também possamos perceber a vantagem competitiva que as empresas podem ganhar:

Mensagem: Se tradicionalmente era veiculada a um conjunto de consumidores, com a necessidade/interesse no produto/serviço oferecido. No digital a mensagem é direcionada para o público-alvo, pela interação que o mesmo tem com as marcas, onde a mesma é personalizada quer pelo produto comprado, como pelo valor pago por esse produto. 
 
Público-alvo: Ao contrário do marketing tradicional, a possibilidade digital aumenta a possibilidade de taxa de conversão, pela mensagem direcionada e ajustada a um perfil “único”.

Interação e Velocidade: Com ferramentas digitais os consumidores tornaram-se participantes na construção das estratégias das marcas, porque é a partir de comentários positivos (ou negativos muitas vezes), que se estabelece um verdadeiro marketing relacional. A velocidade a que a produção de mensagens /conteúdos é gerada tornou-se consideravelmente maior já que exige um ajuste quase diário para responder e adaptar-se às interações e resposta dos consumidores às mensagens veiculadas.

Investimentos e Resultados: Os custos do online são necessariamente muito menores e os resultados dos investimentos em campanhas  ser acompanhados e ajustados diariamente.

Como integrar?

Com uma estratégia blended, a equipa comercial tem a possibilidade de trabalhar sobretudo leads qualificados, as marcas podem oferecer descontos quer no espaço físico como no online para estimular as visitas num canal ou noutro, ou finalmente a organização de um evento presencial pode realizar uma campanha de email marketing a partir dos dados recolhidos dos participantes. 

O Blended Marketing será sempre a melhor opção pela capacidade que traz ao oferecer um valor acrescentado que pode ser customizado e rentável. Outra ideia a fixar é que se a experiência de compra online tem cada vez mais adeptos, a experiência de compra no off line também não pode ser esquecida já que campanhas ou experiências mal geridas na interação presencial podem ser, e serão certamente, rapidamente disseminadas nas redes socias.

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1 comentário:

  1. Olá Hugo,

    Achei deveras interessante o teu artigo a falar um pouco sobre o blended marketing e, portanto, vou também partilhar a minha opinião! De forma a destacar-se dos concorrentes e também para ultrapassarem tempos difíceis de retração de mercados, as empresas precisam de desenvolver novas formas para fortalecer os seus negócios e reduzir ao máximo os custos. Neste sentido podemos afirmar que o blended marketing teve um contributo valioso! Com a evolução tecnológica, as empresas decidiram aproveitar a ubiquidade e mobilidade da comunicação, marcando a sua presença em mercados onde estaria o seu público-alvo, sendo que ainda hoje o fazem. Se for bem implementado, este faz com que seja possível chegar a novas clientes e aumentar a taxa de fidelização dos mesmos. Por exemplo, quando uma empresa está interessada em entrar em novos mercados, o blended marketing pode ser uma forma excelente para facilitar a sua internacionalização, aumentando o retorno e diminuindo os custos.

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