segunda-feira, 21 de junho de 2021

Uma garrafa de água com o nome de Cristiano? Ikea e o poder do marketing reativo

A Ikea reforçou a sua reputação de estar atenta quando se trata de marketing reativo ao promover uma nova linha de garrafas de água reutilizáveis ​​batizada de ‘Cristiano’.

Claramente rotulada como sendo "apenas para água", a modesta linha de produtos é uma referência clara à famosa aversão do jogador de futebol português à Coca-Cola.


A intervenção da Ikea segue-se a um incidente numa conferência de imprensa em que a marca de refrigerantes ficou com a imagem manchada depois de Cristiano Ronaldo ter retirado as duas garrafas de Coca-Cola de cima da mesa, incitando seguidamente à importância da água, mostrando uma garrafa de água e seguidamente dizendo "água" de forma advertiva.


Este momento custou à Coca-cola 4 mil milhões de euros após este incidente.

Sem nunca perder a oportunidade de capitalizar uma situação viral, a equipa de marketing reativa da Ikea foi rápida, aproveitando esta situação para promover as suas garrafas de vidro no Instagram com a mensagem ‘Beba água de forma sustentável’.

Atingindo uma grande atenção do público, a promoção refrescante caiu bem, provando mais uma vez que o retalhista sueco pode transformar qualquer incidente viral ou meme da internet a seu favor.

Sucessos anteriores incluem uma campanha humorística 'Get the Look' para quem deseja recriar a aparência agachada de Bernie Sanders comprando uma cadeira dobrável e luvas de forno semelhantes às modeladas pelo ex-candidato à presidência na posse do presidente dos EUA Joe Biden .


O sucesso de marketing reativo da Ikea veio com um anúncio de Game of Thrones, que revelou como alguns de seus tapetes foram usados ​​como adereços durante a conclusão culminante do programa de sucesso, quando o interesse estava no auge.


1 comentário:

  1. Olá Edgar! Mas que atento...muito bem! Gosto de ver o blogue atualizado com os últimos "casos digitais" que vão aparecendo :) muito boa e oportuna esta reação da IKEA, a juntar a outros episódios incluídos na coleção do blogue...obrigada pela partilha! :)

    ResponderEliminar