sexta-feira, 29 de abril de 2022

A estratégia da Liberty Media para aumentar o número de fãs na Fórmula 1.

Em 2018, o grupo americano Liberty Media adquire os direitos da Fórmula 1 por 8 mil milhões de dólares.

Na altura da compra a marca a F1 tinha uma dívida de 4 mil milhões de dólares e tinha vindo a ter prejuízo nos últimos anos, consecutivamente. Neste período de tempo o desporto rei do automobilismo estava a perder fãs no mundo todo, tendo sido necessário adotar medidas para reconquistar os antigos fãs, tal como, novos fãs para o desporto.

A estratégia desenhada pela Liberty Media passava pela aposta da digitalização e pelas novas plataformas de streaming.

Para o desenrolar da estratégia a Liberty Media decretou algumas ações diferentes, das quais:

1 - A realização da série Drive To Survive na Netflix;

2 - Um serviço de streaming para assistir aos eventos durante os 3 dias, a F1 TV;

3 - A aposta nas redes sociais para partilhar o seu conteúdo;

Em 2019, foi estreada a nova séria na Netflix, Drive to Survive. Esta série acompanha a época do ano transato de 2018, em que mostra o interior das garagens, a vida dos pilotos e das equipas. A série neste momento já conta com 4 temporadas, sendo que a primeira foi um sucesso. Na imagem seguinte podemos notar a pontuação dada pelos espetadores desta série:



A série foi de tal forma um sucesso, que apenas no Reino Unido a primeira temporada foi vista por mais de um milhão de casas. Isto demonstra o aumento do Engagement por parte do público ao querer descobrir o interior das vidas das equipas e dos pilotos durante uma época. Com este resultado, foi possível atrair novos adeptos que até ao momento nunca tinham acompanhado o desporto.

Com a estratégia definida desde 2018, o número de espetadores na televisão tem vindo a diminuir. Em 2018 aumentou consideravelmente em relação a 2017, uma das causas ter sido a venda à Liberty Media em Janeiro desse ano. No gráfico seguinte, temos o número de espetadores televisivos por cada ano:




De 2018 a 2020 o número de espetadores diminuído, isto devido á plataforma de streaming F1TV. Infelizmente não existem dados concretos em relação ao número de subscritores deste serviço.

Os telespectadores exclusivos da TV (o número de indivíduos que se sintonizam em pelo menos uma corrida durante a temporada) para 2021 situaram-se em 445m, aumento de 3% comparativamente ao ano transato. O maior mercado desta métrica foi a China com 70.8m espectadores únicos em 2021, um aumento 13%. Houve também ganhos significativos de 2020 vs 2021 em Espanha, um aumento de 272%, Rússia com 129% e EUA um aumento de +53%.

A aposta nas redes sociais aumento imenso o Engagement, de tal forma que de 2019 para 2020, este indicador teve um aumento de 99%, o maior do mundo desportivo:



Por último, ainda foi criado um Podcast o “Beyond the Grid” em que apenas em 2020 teve cerca de 14 milhões de reproduções, sendo o Podcast mais ouvido em países como Estados Unidos, Reino Unido, Austrália e o Canadá.

Isto tudo resultou em resultados astronómicos em 2021, relativamente aos fãs.

Houve subidas significativas na audiência acumulada da temporada em vários mercados, nomeadamente a Holanda destacou-se com um aumento de +81% em relação ao ano anterior, muito provavelmente ao fato de Max Verstappen ser candidato ao título, mas também houve ganhos significativos nos EUA com um aumento de 58%, França com 48%, Itália com 40% e o Reino Unido com 39%, isto comparativamente com o ano anterior.

Em 2021 a Fórmula 1 foi a maior liga desportiva do planeta em termos de crescimento de seguidores em 2021. A F1 tem 49,1 milhões de seguidores no total e já viu a maior taxa de Engagement com publicações sociais em comparação com outros grandes desportos em 2021.

Em 2021, os seguidores (através do Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, Tiktok, Snapchat, Twitch e plataformas sociais chinesas) subiram 40% para 49,1m, as visualizações de vídeo subiram 50% para 7 mil milhões e o envolvimento total subiu 74% para 1,5 mil milhões.

Além disso, as visualizações totais de vídeos em todo F1.com, a aplicação de F1 e as redes sociais subiram 44% comparativamente com 2020 para 7,04 mil milhões, os utilizadores únicos subiram 63% para 113m e as vistas de página subiram 23% para 1,6 mil milhões. Na China, a F1 registou um crescimento digital muito forte com os seguidores nas plataformas chinesas (Weibo, WeChat, Toutiao e Douyin) a subir39% para 2,7m.

Os resultados significam que a Fórmula 1 está a superar outros grandes desportos na digitalização. A quota digital do total de minutos consumidos (através da emissão e digital) cresceu de 10% em 2020 para 16% em 2021.

 

Fontes:

TV viewers of Formula One (F1) worldwide 2021 | Statista

Liberty completes F1 acquisition (formula1.com)

Netflix's 'Formula 1: Drive to Survive' Led to a Boom in Popularity - Sports Illustrated

A drive to survive: How Formula 1 attracted young fans to save its future (cityam.com)

Formula 1: Drive to Survive - Rotten Tomatoes

Revealed: F1 Netflix Series Was Streamed In 1 Million U.K. Homes (forbes.com)

Formula 1 announces TV and Digital audience figures for 2020 | Formula 1®

Formula 1 announces TV, race attendance and digital audience figures for 2021 | Formula 1®

 

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