sexta-feira, 22 de abril de 2022

Buzz Marketing - Já ouviste falar?

Porque uma imagem vale mais do que 1000 palavras, em vez de começar pela explicação do que é o Buzz Marketing, vou mostrar-vos alguns exemplos e certamente vão entender😉


Não é necessário apresentações, certo? Penso que todos conhecem a marca Old Spice 😉 Mas terá sido esta marca sempre tão conhecida?
 

Bem, na verdade não! Apesar do seu público-alvo ser os jovens, entre os 18 e os 34 anos, esta imagem não era a entendida pelos consumidores. Os consumidores percecionavam a Old Spice como uma marca destinada a pessoas idosas, avós, e não jovens, e por isso o segmento millenials continuava a preferir outras marcas vistas como mais modernas.

Então como a marca ultrapassou este problema de imagem junto do seu público-alvo?

Com o estudo de mercado realizado, perceberam que 60% das compras  eram realizadas por mulheres, e por isso a marca lançou a campanha 'The Man, Your Man Could Smell Like', protagonizada pelo ator e ex-jogador de futebol americano Isaiha Mustafa, com o objetivo de iniciar uma conversa entre os casais, e convencer as mulheres a pararem de comprar produtos com perfume feminino para os seus maridos. 


No YouTube esta campanha tornou-se viral com mais de 20 milhões de visualizações em apenas três dias, e um mês depois já era nº 1 no YouTube. Esta campanha marcou o início da modernização da marca, e levou a marca a alcançar notáveis resultados de vendas.

Vamos para outro exemplo?                                   


Todos conhecem a parceria entre a Nike e o desportista Michael Jordan, mas como tudo começou?

A Nike queria fazer parte das marcas presentes no basquetebol profissional dos EUA, mas como todos os jogadores profissionais já estavam a ser patrocinados pelos concorrentes, e de modo a não ficar de fora do mercado, a Nike optou por escolher patrocinar um jovem.

Mas então, porquê um jovem jogador? Não é arriscado?

Sim, tenho de concordar com vocês, afinal de contas o jogador ainda não era famoso, não tinha ganho a confiança entre os fãs de basquetebol e poderia nem sequer chegar a entrar na NBA. Mas, então, porque é que a Nike escolheu Michael Jordan? A resposta é: por causa do buzz

A ideia da marca era ter um atleta jovem, negro, a promover/vender ténis numa américa considerada "branca” até à altura Com esta parceria a marca procurou chocar, tocar em temas sensíveis da sociedade e trazer mais visibilidade para a marca. O primeiro modelo começou a ser produzido e inspirado nas cores vermelho e preto, e assim que foi para o mercado, gerou uma polémica dentro da NBA, uma vez que o jogador estava a usar dentro de campo sapatilhas não permitidas pelo protocolo, pois a obrigatoriedade era usar ténis brancos.

Com esta "rebeldia", e com todos a prestar atenção em Michael Jordan e na polémica dos ténis proibidos, a Nike aproveitou a atenção repentina e desenvolveu uma campanha que ficou conhecida como Banned


Com esta estratégia a marca conseguiu atingir rapidamente os seus objetivos e entrar para o segmento desportivo.

O resultado da campanha e da parceria com Michael  Jordan foi de tão grande sucesso, que acabou mesmo por se transformar numa marca própria - Jumpman - este logótipo encontra-se atualmente presente em ténis, roupa e acessórios vendidos na Nike, e que é o selo de autenticação do produto original.


Mas então o que têm em comum estas 2 estratégias?

Tanto a estratégia da Old Spice como da Nike, colocaram os consumidores a falar do produto. As marcas utilizaram gatilhos mentais que atraiu a atenção do público, colocou-os a falar, pesquisar e consequentemente a conhecer o produto, resultando também num número maior de vendas.


Esta estratégia é muitas vezes adotada em campanhas de marketing digital por algumas marcas e influenciadores digitais.

E tu, conheces alguma marca e/ou influenciador que já tenha usado esta estratégia? Na tua opinião, esta é uma boa estratégia a adotar?

Fontes:
https://www.marketingperverso.com.br/post/estrategia-de-marketing-air-jordan-nike
https://www.thinkorion.com/blog/buzz-marketing
https://bettermarketing.pub/the-campaign-that-saved-old-spice-d925bed9aee8

1 comentário:

  1. Excelente estratégia Beatriz ! Conseguir usando apenas um "buzz" num público alvo para espalhar a mensagem da marca e ainda capitalizar o "fear of missing out" das novas gerações para esse fim constitui uma estratégia de marketing, quando bem utilizada, muito interessante para as marcas.
    Para além dos exemplos que deste, não posso deixar de referir o exemplo da Apple, uma marca de referência no Buzz Marketing, nomeadamente nas apresentações do Steve Jobs com a utilização da frase "One more thing ...", o utilizador sabia que algum produto novo ia ser divulgado, causando um enorme Buzz.
    Relembro ainda um exemplo também apresentado em aula, a publicidade ao jogo Tiger Woods PGA Tour com o Tiger Woods Jesus Shot que criou um Buzz em volta do jogo e, consequentemente, um grande número de pessoas conheceram o jogo desta forma.

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