quinta-feira, 19 de maio de 2022

Marketing de Inflação

A cada semana que passa, o impacto da inflação na economia é agravado e com isso exige-se uma resposta do mercado para combater a estagnação da procura com perda do poder de compra dos consumidores, e controlar a a diminuição da oferta com o aumentos dos custos dos serviços. Assim, há algumas estratégias de marketing que podem ser implementadas com perspetiva de resultados mais vantajosos e até novas oportunidades. A resposta clássica à inflação é o aumento dos preços dos produtos, com impacto para os consumidores; a diminuição das margens de lucro, com impacto para os acionistas, ou ambos, prejudicando todos os intervenientes.


Mas antes de serem tomadas diretamente estas ações, o marketing estratégico possibilita alternativas através da adaptação a um novo modelo de negócio. Sendo uma primeira opção privilegiar os canais digitais onde os custos de serviço face ao comércio tradicional podem ser mais reduzidos; permitem ainda uma melhor gestão de stocks e distribuição direta ao consumidor potenciando campanhas especificas aos consumidores mantendo os preços anteriormente praticados, como por exemplo através de plataformas de e-commerce. Um outra solução seria a atualização da oferta face à inflação com adoção do produto comercializando um produto com as mesmas características mas mais acessível devido a embalagem mais simples, rotulagem minimalista ou até ajuste de quantidade, podendo até surgir um novo posicionamento para essa nova classe do mesmo produto; Outro exemplo pode passar pela otimização do processo e aproveitar a flutuação do mercado para melhorar o processo e produtividade. Com o recurso a automação de processos e procedimentos, minimizar custos financeiros e tempos de produção que não só irá trazer um beneficio para a situação atual como cria uma vantagem competitiva para o futuro. Ainda assim, nada impede que os preços possam aumentar na mesma, e face a isso, o que acham que poderia ser feito para melhor aproveitar esta oportunidade, ou combater esta alteração?

  

Fontes: 

Sem comentários:

Enviar um comentário