terça-feira, 28 de março de 2023

O que é e como funciona o in-game advertising?

 

Nesta partilha decidi abordar um tema recentemente falado nas aulas de Web Marketing, de modo a conhecermos melhor o que é e como funciona o in-game advertising.

Em consequência do boom da Internet que se fez sentir nos anos 90, as tecnologias tornaram-se um aspecto essencial e presente do quotidiano. Desde a configuração pessoal de um PC à customização de páginas web até mesmo à criação de uma vida num mundo virtual. Deste modo, podemos introduzir a análise de um tipo de publicidade em específico: o in-game advertising.

O in-game advertising é uma forma de marketing que envolve a exibição de anúncios publicitários em jogos de vídeo. Esta é uma forma de publicidade bastante eficaz, uma vez que, os jogadores passam grande parte do seu tempo a jogar e, segundo Nielsen Media Research (2005), este meio de publicidade tem vindo a verificar uma enorme expansão nos últimos anos devido ao facto de cerca de 70% de jovens masculinos com idade compreendida entre os 18 – 24 anos estar a desviar a sua atenção da televisão e focar-se essencialmente neste tipo de jogos.

No entanto, a publicidade em jogos deve ser equilibrada para não interromper a experiência do jogador e comprometer a qualidade do jogo. Quando bem-feita, a publicidade em jogos pode oferecer benefícios tanto para os anunciantes quanto para os jogadores, fornecendo uma fonte adicional de receita e suporte para a criação de jogos de alta qualidade.

São várias as maneiras pelas quais o in-game advertising pode funcionar, dependendo do tipo de jogo e da plataforma em que é exibido. Estes podem ocorrer por anúncios de exibição, como banners ou pop-ups dentro do jogo, onde aparecem normalmente em locais estratégicos, como no início de uma fase ou em momentos de pausa. Por integração de produtos, quando os produtos são incorporados no jogo de forma natural, como parte da história ou ambiente, sendo que esta integração pode ser uma oportunidade para os anunciantes atingirem o público de forma mais eficaz, uma vez que o produto é mostrado em contexto e em uso. Também pode funcionar como uma publicidade interativa, em que as empresas criam jogos de publicidade para promover os seus próprios produtos, sendo que o principal objetivo é envolver o jogador e incentivá-lo a interagir com o produto ou marca. Um outro exemplo é através de patrocínio de eventos, ou seja, as empresas patrocinam eventos importantes dentro do jogo, como competições ou torneios.

Assim sendo, o in-game advertising pode ser benéfico para desenvolvedores de jogos, pois pode ajudar a gerar receita adicional, permitindo que os jogos sejam vendidos a um preço mais baixo ou de graça. No entanto, os anúncios também podem afetar a experiência do jogador se não forem exibidos de forma adequada ou se forem intrusivos. Por isso, é importante encontrar um equilíbrio entre a publicidade e a jogabilidade para garantir uma experiência positiva para o jogador e simultaneamente garantir o sucesso do intuito da publicidade.

Já foste alvo deste tipo de publicidade? Qual é a tua opinião? Em algum momento acabas-te por ceder à publicidade para comprares algum tipo de produto ou serviço?


Fontes usadas: 

https://repositorio.iscte-iul.pt/bitstream/10071/1958/1/Tese%20Mestrado_In-game%20advertising_Ana%20Duarte.pdf

https://www.meioemensagem.com.br/patrocinado/flame/in-game-advertising-quatro-decadas-de-inovacao

https://core.ac.uk/download/pdf/62705839.pdf

https://rockcontent.com/br/blog/game-marketing/


3 comentários:

  1. Olá Diana,
    O teu post está muito interessante e relacionado com a matéria lecionada.
    Tal como já foi dito em aula e por ti nesse post, este tipo de marketing pode ser muito eficiente, no entanto, numa geração cada vez mais dependente das tecnologias e viciada em jogos, este tipo de publicidade pode perder o seu efeito pela imersão que os jovens têm quando jogam este tipo de jogos.

    Para além disso, a publicidade em jogos deve ser feita cuidadosamente para evitar perturbar a experiência de jogo.

    Além disso, existem certas questões que devem ser tidas em conta, como por exemplo as éticas, tendo em conta que há crianças que jogam certos jogos e por tal, a publicidade deve ser adequado a todo o tipo de público.

    Em suma, acho que este tipo de estratégia é excelente principalmente se tiver como target esta nova geração, no entanto, os anunciantes devem estar atentos a essas preocupações e garantir que os anúncios são transparentes, adequados, claros e não intrusivos.

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde Diana,
    De facto é um tema bastante interessante e com o qual nos deparamos no nosso dia a dia. Acho que é uma estratégia interessante pois traz bastantes vantagens: os consumidores podem ganhar mais "pontos" ou "vidas" caso assistam a estes anúncios, o que pode tornar a experiência de jogo mais facilitada, entusiasmando o jogador. Por outro lado, a publicidade em jogos também pode ser altamente direcionada e personalizada, permitindo que os anúncios atinjam públicos específicos com mensagens personalizadas para a audiência. Pelo menos, pessoalmente deparo-me com publicidades de outros jogos semelhantes, dentro de um próprio jogo, o que, às vezes, é até benéfico pois fico a conhecer novos jogos.
    Este balanço entre jogo e publicidade deve, como disseste, ser pensado e equilibrado para não massar excessivamente o utilizador e, também ser apropriado a todo o tipo de público (no caso dos jogos de vídeo cada vez o público é mais jovem).

    ResponderEliminar

  3. Olá Diana,
    Muito obrigado pela partilha! Parece-me que nos dás uma boa ideia de como funciona esta forma de publicidade e és explicita no conceito in-game advertising e da sua eficácia no que respeita a esta forma de publicidade. Penso que neste tipo de publicidade o mais importante será sempre encontrar o justo equilíbrio entre a publicidade com a experiência do jogador, numa ótica de experiencias positivas para ambos.
    Muitos parabéns!

    ResponderEliminar