domingo, 30 de abril de 2023

Guerra, politica e o Web Marketing - Uma relação improvável, ou não 😜

Refleti muito na pertinência deste tema e sobretudo na intenção de trazer à discussão um assunto que poderia ser conotado com algo que fosse sensível e até censurado, mas decidi arriscar.

Numa sociedade em convulsão económica e social, assolada pela crise financeira e uma guerra na Europa sem fim à vista, todos sentimos a necessidade de soluções rápidas, assertivas e sobretudo que façam a diferença.

Comunicar é um desafio dos nossos dias, vivemos assoberbados de informação, discutimos o que nos é imposto e sobretudo temos muitas vezes dificuldades em definir as fontes e a confiança nas mesmas.

Todos os dias os telejornais inundam-nos de dados, estatísticas, sondagens, estudos e uma enorme panóplia de desgraças que nos fazem duvidar se vivemos mesmo nesta realidade ou se preferentemente é melhor mudar para o metaverso.

Mas perguntam vocês, o que é que isto tem a ver com Web Marketing?

Comunicar é uma arte e como dizia Charles Darwin - "Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta à mudança"

Vejamos o exemplo Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, alguma vez pensaram o quanto a sua forma de comunicação, as estratégias de marketing usadas, a sua presença em multi plataforma, influenciam um pais e a sua resistência ao conflito?
Este é em meu entender o melhor exemplo cotidiano que podemos ter para exemplificar o papel do marketing, do marketing digital e a sua influência brutal nos nossos dias.
Zelensky é presidente da Ucrânia, politico, ator, comediante, produtor/ diretor cinematográfico, mas sobretudo um influencer, um dos mais notáveis influencer dos nossos dias. Já tinham pensado nisso?

A sua forma de comunicar veio alterar o paradigma da comunicação politica. Todos os dias ele comunica ao seu povo, move-se entre discursos de esperança e informações dramáticas de guerra, e queiramos ou não ele vai ganhando ao inimigo. Conseguiu atrair a atenção da comunidade internacional, mobilizar recursos, discursar nos mais importante palcos da politica internacional, celebrar acordos improváveis e comover os até então insensíveis a um conflito na Europa.


Zelensky é o comandante em exercício desta ofensiva comunicacional que, discretamente, tem contado também com apoio externo a nível de agências e de consultores, tais como a consultora, Yorktown Solutions, de Washington, e a agência de public relations Karv Communications, de Nova Iorque. Personalidades individuais também têm desempenhado uma acção importante no âmbito da estratégia de comunicação de Kiev, como o advogado Andrew Mac, partner da Asters, firma de advogados ucranianos em Washington, e assessor pro bono de Zelensky. Temos ainda antigos políticos americanos que estão em contacto permanente com a Presidência ucraniana e atuam como influenciadores junto do poder em Washington e de meios de comunicação social.


"Em nenhum outro conflito da Humanidade, a comunicação, em todas as suas dimensões, desempenhou um papel tão instrumental e preponderante no desenrolar da própria guerra. Com esta inversão, Zelensky alterou a natureza do próprio conflito, potenciando ao máximo as ferramentas que tinha ao seu dispor e que dominava, consciente da sua robusta superioridade face às “armas” comunicacionais do inimigo russo."

O Web Marketing é sem dúvida, uma ferramenta para os atores políticos do presente e para o futuro.

As campanhas de marketing politico são cada vez mais assentes no uso de ferramentas e plataformas digitais que permitem a promoção da mensagem e da imagem, para um público cada vez mais amplo.
As plataformas de social media como o Twitter, Instagram, Youtube ou Facebook, são ferramentas poderosas para a conexão com os cidadãos e para a difusão das mensagens, permitindo uma comunicação ao minutos, com feedback e inputs importantes para a validação de estratégia.
O Marketing de conteúdos permite a criação de mensagens adaptados ao púbico alvo, atraindo e retendo a sua atenção, desenvolvendo uma marca distintiva e consolidando o fator reputação.
Por outro lado, a análise de dados recolhidos na interação web e a otimização dos mesmos, representam um ativo valioso para a construção de comunicação futura assim como para aprimorar ou alterar a própria estratégia comunicacional.


O potencial desta ferramenta é também um verdadeiro desafio, pelas seguintes razões:

  • Atingir o público certo - com tanta informação disponível online é um enorme desafio ter a comunicação certa, a aposta na criação de conteúdos relevantes e envolventes é o desafio para captar a atenção e influenciar opiniões.
  • Gestão da reputação online - na era digital a informação pode ser uma arma de sucesso ou por seu lado uma arma de destruição. É necessário haver proatividade e monitorização constante das informações que circulam sobre determinado assunto ou pessoa.
  • Equilíbrio entre a imagem profissional e pessoal - o público online é exigente e avalia constantemente os padrões, a imagem profissional tem que se aproximar da pessoal, o público privilegia proximidade e acessibilidade 
  • Adaptação às tendência e plataformas - o cenário digital está em constante mudança e é necessário estar permanentemente atualizado
  • Considerações legais e éticas - dever de transparência e verdade
Volodymyr Zelensky, é também uma marca e está na moda, desconstruiu a imagem do político de fato e gravata e impôs o verde-tropa como tendência e tem já um mercado que se tornou viral.

Podemos através do comercio eletrónico encontrar a sweat verde que está no top das 7 mais vendidas na net e que se tornou também um dos símbolos inequívocos da resistência Ucraniana.




Finalizo com alusão ao titulo escolhido, Guerra, Politica e Web Marketing uma relação que acredito vai perdurar e que terá para sempre um cunho especial do comandante Zelensky.


Referências:

https://www.president.gov.ua/en

https://en.wikipedia.org/wiki/Volodymyr_Zelenskyy

https://www.publico.pt/2022/12/18/opiniao/opiniao/zelensky-comunicacao-lenda-2031720

https://www.flash.pt/the-mag/detalhe/quer-andar-com-um-look-a-zelensky-nos-descobrimos-na-internet-que-e-facil-e-barato-mas-e-preciso-ter-cuidado-com-as-imitacoes


1 comentário:

  1. O grande comunicador Zelensky tem usado a sua incrivel experiência aliada a um discurso fortissimo e eloquente para nao deixar ninguem esquecer a guerra injusta contra o seu pais. Poderá falar-se em estrategia de Brand awareness e empowerment de um pais mas independentemente do que lhe chamamos o marketing torna-se uma arma poderosa em direccao à vitoria que no terreno muitos diriam ser quase impossivel. Gloria a Zelensky e aos herois Ucranianos

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