domingo, 25 de fevereiro de 2024

A NOS chegou ao TikTok!

Os dados indicam-nos que mais de um terço da população mundial utiliza, pelo menos uma vez por mês nas redes sociais. Esta tendência reverte-se num desafio para o marketing das empresas, que necessitam de constante inovação de forma a se manterem comunicativas e presentes num mercado cada vez mais dinâmico. Está visto que perante as necessidades do mercado atual, uma empresa que não está presente online é uma empresa que não existe.

A publicidade nas redes sociais revelou-se algo completamente disruptivo. Até então estávamos habituados aos anúncios publicitários na televisão, rádio e panfletos, que se caracterizam pela falta de possibilidade de reatividade por parte dos consumidores. Por sua vez, as redes sociais caracterizam-se por uma troca constante de interações e contactos. Pela primeira vez temos a possibilidade de reagir a um anuncio publicitário de uma determinada empresa, através de um "like" ou de comentários que podemos publicar de forma rápido e simplificada, criando uma cultura de feedback entre consumidores e empresas.

O TikTok conta com 1,7 milhões de utilizadores em toda a sua extensão e é a plataforma onde se passa mais tempo, contando com cerca de 34 horas mensais de tempo de ecrã.
Tendo visto no TikTok uma oportunidade de cultivar a relação e conexão com os seus clientes, a NOS anunciou com recurso a um vídeo nesta rede social, que passaria a estar presente na plataforma.


O anúncio conta com a presença de vários influenciadores digitais, nomeadamente Júlio Isidro (Facebook), Madalena Abecassis (Instagram), Bernardo Almeida (YouTube), Janico Durão (TikTok) e Rita Torres-Baptista (LinkedIn).
Cada uma destas personalidades representa uma rede social e todos os elementos diferenciadores das mesmas, ficando claro ao longo anuncio a que rede social corresponde cada um dos protagonistas.

Esta chegada em peso traduziu-se em milhões visualizações ao anuncio e centenas de comentários por parte dos utilizadores da plataforma, sendo que a NOS se tem demonstrado bastante atenta e reativa aos comentários deixados.


Desde esta partilha por parte da empresa de telecomunicações portuguesa, a NOS tem-se adaptado com facilidade aos moldes da rede social do momento, contando com a participação da empresa nas trends que caracterizam esta rede social, como as "dancinhas" e os duetos.

Deixo abaixo o link do anuncio da NOS no TikTok:
https://www.tiktok.com/@nosportugal/video/7333671061306871073?is_from_webapp=1&sender_device=pc&web_id=7339600591679522337

Fontes:
https://marketeer.sapo.pt/nos-entra-no-tiktok-e-recruta-as-outras-redes-sociais-para-uma-dancinha/
https://www.netgocio.pt/blog/pt/a-evolucao-do-tiktok-e-o-impacto-no-marketing
https://marketeer.sapo.pt/quase-90-dos-anunciantes-considera-marketing-de-influencia-no-tiktok-eficaz/
https://www.cegoc.pt/resources/blog-artigos/marketing-e-comunicacao/redes-sociais/redes-sociais-relacao-consumidor

2 comentários:

  1. Obviamente já tinha reparado na nesta publicidade na NOS no TikTok, ainda por cima com personagens das redes sociais tão icónicas, acho que o video está muito engraçado e original e portanto claramente não passou despercebido a ninguém.
    Como referi no meu post, o comportamento do consumidor face á publicidade mudou e mudou também o consumo de televisão por parte dos jovens, a geração z prefere ver noticias, posts e videos no telemóvel, através das várias redes sociais (TikTok, Instagram, Linkedin, Youtube, Facebook) do que ligar a televisão. Por este motivo considero essencial que as marcas se adaptem a esta nova realidade e criem uma relação mais descontraída e original, sem invasão e manipulação.
    Entretanto a NOS lançou uma trend no TikTok para fazer um dueto com o Pedro Mafama, COM O #duetoOralilolé - https://www.tiktok.com/@nosportugal/video/7337727966350232865

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  2. De facto, é inegável que a presença online tornou-se um imperativo para as empresas que buscam se manter relevantes no mercado atual, tendo em conta que, como é referido, mais de um terço da população mundial está ativamente presente nas redes sociais mensalmente.
    Atualmente, deparamo-nos com uma evolução da publicidade nas redes sociais que é verdadeiramente disruptiva em comparação aos métodos tradicionais. O poder da interatividade, permitindo aos consumidores reagirem aos anúncios/publicações com "likes" e comentários, cria uma dinâmica de feedback valiosa entre as empresas e o seu público-alvo, sendo uma grande fonte de confiança para os consumidores.
    Assim, a escolha estratégica da NOS revela uma compreensão profunda da importância da presença nas redes sociais, e da consequente abordagem inovadora e adaptativa, ao envolver influenciadores digitais e criar “trends” na plataforma.
    De seguida coloco o link da conta da MEO, concorrente direta da NOS, onde vemos que a abordagem de gestão da conta nesta plataforma é bastante diferente da NOS: https://www.tiktok.com/@meo_oficial

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