sábado, 16 de março de 2024

"O Continente é de toda a gente"


Muitos de vocês já devem ter ouvido falar da nova campanha do Continente ( “O Continente é de toda a gente” ), mas será que sabem a razão estratégica por detrás desta nova campanha ?

Filipa Appleton, diretora de brand & marketing do Continente, afirmou que esta campanha “marca o início de uma inovadora abordagem de comunicação e posicionamento de mercado”; “Não somos todos iguais. Todos temos a nossa vida, o nosso ritmo, a nossa forma de estar. E no Continente não há nada mais importante do que sermos quem quisermos ser, não importa onde, como e quando. Por isso, os nossos produtos e serviços adaptam-se a todos e à vida de cada um. E, claro, sempre com os preços mais baixos. Porque cada um é como é, o Continente é de toda a gente”.

A nova estratégia utilizada, tem como objetivo fazer destacar o Continente dos seus concorrentes através de quatro elementos, o preço, valor/ variedade, qualidade e responsabilidade. Pretendem assim, proporcionar uma experiência personalizada, onde todos os clientes vêm os seus desejos satisfeitos.





A nova campanha conta com a participação da atriz Gabriela Barros, que incorpora o papel de vários clientes (com padrões de compra distintos), para assim dar voz ao “Para toda a gente”. Deste modo, é possível perceber que a nova abordagem da marca, é mais direta e focada nas necessidades individuais de cada um.




A frase “Cada um é como é” é o principal alicerce por detrás da campanha, que nos leva a concluir que apesar de sermos diferentes uns dos outros, encontramos um espaço (o Continente), que se adapta a todas essas diferenças e, portanto, consegue apelar à comunidade em geral, mesmo as que têm rendimentos inferiores, pois afirmam atuar com preços baixos.

O próprio slogan, a meu ver, pretende criar uma conexão com cada um de nós, fazendo-nos acreditar que a marca se preocupa com a comunidade. Assim, a mensagem transmite uma ideia de inclusão, diversidade e diferença.

No entanto, a reação e impacto irá depender da forma como o público-alvo recebe a mensagem. Se acreditarem ser autêntica e verdadeira irá gerar um buzz positivo para a marca. Se acreditarem ser muito forçadas ou oportunista, poderá gerar críticas.



E então, que acham desta nova estratégia de marketing?

Fontes:

Continente lança nova campanha para 2024 - Renascença (sapo.pt)

“O Continente é de toda a gente”, diz a marca na estratégia para 2024 – ECO (sapo.pt)

“O Continente é de toda a gente” define a nova comunicação da marca para 2024 - Meios & Publicidade - Meios & Publicidade (meiosepublicidade.pt)

https://youtu.be/RnLkLO2NtSY?si=tSRAc20tfePnfvVc


1 comentário:

  1. Atualmente, muitas campanhas publicitárias focam-se no tema da inclusão.
    A nova campanha do Continente não só apresenta uma mudança na abordagem de comunicação da marca, mas também reflete uma estratégia de mercado inovadora. Ao destacar a individualidade de cada cliente e enfatizar a adaptação dos produtos e serviços às suas necessidades específicas, o Continente está claramente a diferenciar-se da concorrência.
    Concordo contigo, Inês, pois a verdadeira medida do sucesso será a forma como os consumidores respondem à mensagem e se sentem verdadeiramente representados pela marca.

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