A situação dos professores em Portugal é de conhecimento geral. Desde questões relacionadas a salários, condições de trabalho, carga horária e sistemas de avaliação. É impossível passar ao lado deste assunto e, por isso, a Porto Editora atribui a "Professor" o prémio de palavra do ano 2023.
No meio de toda a confusão, é importante que não nos esqueçamos da importância dos nossos professores e que os professores nunca coloquem em causa a sua própria importância. E quem melhor para nos lembrar disto do que uma das maiores editoras portuguesas do setor da Educação?
É neste sentido que a Porto Editora lança a campanha "Obrigado", acompanhada com a hashtag #OSeuTrabalhoFazTodaADiferença.
Para esta campanha a Porto Editora utilizou uma estratégia de storytelling que passa na televisão e nos meios digitais. O vídeo conta a história de uma professora e do seu ex-aluno, sempre com um registo emotivo digno de uma campanha de storytelling.
A frase “Toda a gente teve um professor ou professora que marcou a sua vida, que nos ajudou de uma maneira que nunca mais vamos esquecer” do coautor da campanha, Marcelo Lourenço, foi proferida num comunidado, sintetizando muito bem o peso que um professor pode ter na vida de qualquer um de nós.
Numa das publicações da Ana Pereira falamos um bocadinho de storytelling! 😉 E este em específico até me faz lembrar o storytelling da Vodafone, visto na aula, que mostra a enfermeira na noite de natal e durante a pandemia Covid-19... Tal como o da Porto Editora, consegue homenagear uma profissão que nos é muito importante e merece ser louvada.
Grande parte dos exemplos de storytelling conseguem tocar num tema muito bonito e/ou importante, mas penso que este storytelling agregue consigo uma camada mais densa. Num momento em que muito se fala desta profissão, vem como uma forma de nos pôr a refletir sobre o efeito transformador que um professor ou professora podem ter na vida de uma criança ou adolescente e, consequentemente, no desenvolvimento do país.
A hastag da campanha quer-nos associar ao movimento, através da partilha de histórias nas redes sociais, que sejam o reflexo da importância desta classe profissional no percurso académico, pessoal ou profissional de cada um.
Ao contrário da Vodafone, a Porto Editora levantou um tema bastante relacionado com o seu negócio. Mas ainda assim não deixa de ser uma storytelling muito bem conseguida. E digo isto porque relacionada ou não com a empresa, o foco não é de todo impulsionar vendas, mas sim passar uma mensagem e gerar comentários e interação.
O meu último professor de português do 12º ano marcou-me muito. Despertou-me completamente o gosto por Fernando Pessoa e José Saramago, autores de quem sou grande fã. Foi a meio do meu 12º ano que a Covid-19 chegou a Portugal e não me esqueço do esforço que depositou em todas as aulas online que nos deu! A forma como nos tentava sempre animar de alguma maneira, pois sabia que para muitos estar em casa fechados não estava a ser fácil... Um professor incansável que, mesmo online, preparou-nos muito bem para o exame nacional. #OSeuTrabalhoFazTodaADiferença
E vocês? Querem aderir à hashtag? Aviso já que não vale dar graxa à nossa (querida💗) professora de webmarketing... 😂
Fontes:
https://www.spn.pt/Artigo/a-situacao-profissional-docente-em-portugal
https://sicnoticias.pt/pais/2024-01-03-Porto-Editora-da-a-conhecer-a-Palavra-do-Ano-de-2023-80f45551
https://www.imagensdemarca.pt/artigo/porto-editora-faz-homenagem-aos-professores-com-campanha-obrigado/
https://marketeer.sapo.pt/porto-editora-diz-obrigado-aos-professores/
https://www.portoeditora.pt/noticias/o-trabalho-dos-professores-faz-toda-a-diferenca/241346
Ana, o anuncio também me tocou. é uma excelente campanha.
ResponderEliminarOlá, Ana! Que homenagem tão linda que fizeste aos professores... Confesso que ainda não tinha visto esta publicidade, mas fiquei especialmente muito emocionada, não só, porque também tenho professores que me marcaram muito, mas também porque a minha Mãe é professora e vejo todos os dias o amor que ela coloca em tudo o que faz.
ResponderEliminarCostumo participar na votação da Porto Editora e a minha escolha recaiu precisamente sobre esta palavra tão bonita e este anúncio baseado no storytelling é de ficar com o coração apertadinho. Obrigada pala tua partilha e por cruzares as nossas publicações 🥰
Esta campanha da Porto Editora está muito bem conseguida pois através da estratégia de storytelling comovente e inspiradora conseguem-nos fazer refletir sobre o impacto transformador que os professores têm em nossas vidas. De facto, um professor é alguém com um grande poder, de transformar ou de destruir. Um bom Professor faz florescer, estrutura a personalidade, promove o gosto e o brio individual. O impacto é de tal ordem que não respeita apenas a nível académico mas transforma-nos enquanto pessoas.
ResponderEliminarNuma altura em que se houve diariamente falar sobre a insatisfação e desmotivação dos professores, esta campanha não pode ter sido coincidência.