segunda-feira, 8 de abril de 2024

Como a Super Bock fortalece amizades?

 Prestes a entrar no verão, a maior parte dos portugueses já estará à espera de qual será a nova campanha da Super Bock e quais serão as palavras que estarão presentes no seu rótulo. Quase todos nós nos lembramos da campanha do ano passado, onde víamos palavras como “Desculpa”,” Tens razão”, “Mea Culpa” ou “Fui parvo/a”, isto inserido na campanha “Põe tudo em copos limpos”, uma simples adaptação da expressão idiomática “Põe tudo em pratos limpos”, que significa, de acordo com o Priberam, averiguar a veracidade de um facto ou explicá-lo tal qual se passou; examinar ou esclarecer detalhadamente. O objetivo da empresa era dar o “empurrão” que falta a quem quer pedir desculpa.


O vídeo mostra como esta cerveja é desbloqueador natural para resolver desentendimentos entre amigos. Esta iniciativa enquadra-se no foco constante da marca em promover a ligação desta marca à promoção da amizade. Já em 2022, lançou uma campanha semelhante, intitulada por “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”, onde pretendiam identificar os comportamentos ou gestos característicos dos melhores amigos. Frases como “pede sempre duas", “bebe se tu beberes", “nem precisa de falar" ou "é o que te dá na cabeça" encontravam-se presentes nos rótulos.

Estas campanhas da Super Bock provocam engajamento, em que apesar de o seu principal objetivo não seja vender, acabam por o conseguir, em que as pessoas retiram os rótulos das garrafas e guardam-nos, mandam a amigos ou até partilham posts nas redes sociais sobre isso:




Isto acaba por ser uma iniciativa de Storytelling por parte da empresa, em que tenta obter relevância junto do publico, gerando emoções. Isto acaba por engajar os consumidores, humanizar a marca, gerar conexão emocional, aumentar a atratividade da marca, sendo importante que esta campanha esteja de acordo com a missão e visão da empresa. E vocês, quantas amizades vocês fizeram ou fortaleceram a beber Super Bock?

Referências

https://rockcontent.com/br/blog/brand-storytelling/

https://superbockgroup.com/2023/04/26/bora-falar-super-bock-poe-a-amizade-em-copos-limpos/

https://dicionario.priberam.org/p%C3%B4r%20em%20pratos%20limpos

https://www.dinheirovivo.pt/empresas/super-bock-lanca-edicao-limitada-com-rotulos-para-os-amigos-amigos-14975266.html/

3 comentários:

  1. Olá André! Ótima publicação. Acho a campanha super amorosa e mesmo que não tenha dado para nos reconciliarmos com ninguém, sem dúvida que deu para fazermos algumas piadas e para nos divertirmos com os diferentes rótulos que chegavam à nossa mesa.

    Deixo também este tweet: https://twitter.com/fdsAfonso/status/1665113799005708288

    Sem dúvida, um storytelling com uma mensagem muito bonita por trás que a superbock tentou transportar para o seu produto fisíco e conseguiu muito bem :)

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  2. O departamento de marketing da SuperBock realmente faz a "extra mile" e mais uma vez está de parabéns por mais uma excelente campanha.
    O interessante é que como a cerveja tem uma procura com picos sazonais podiam não investir tanto em publicidade, no entanto apostam e investem de forma muito criativa num produto que acaba por conquistar a diferenciação através da imagem e posição junto do consumir (além obviamente do "Sabor Autêntico").

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  3. Olá André. Sem dúvida que a SuperBock tem campanhas que envolvem os consumidores no espírito da mesma, demonstrando sempre uma compreensão muito astuta do poder que o storytelling tem, em criar uma conexão com os consumidores. A campanha da amizade reflete isso mesmo. Através dos rótulos, incentiva a reconciliação, como bem referiste, conseguindo fortalecer as amizades por meio do compartilhamento de uma simples cerveja. Desta forma, os consumidores conseguem sentir-se mais ligados e conectados à marca.

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